Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 01 de Outubro de 2015 às 14:22
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Verificar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de cada funcionário e andar em todos os cantos da obra em busca de alguma irregularidade que possa gerar um acidente. Essa é a rotina da técnica em segurança do trabalho, Ilda Cristina Rodrigues, que trabalha em uma obra de construção de prédios residenciais no Centro de Várzea Grande.  Na manhã desta terça-feira as orientações diárias que ela oferece aos funcionários ganharam um reforço com a palestra da juíza da sexta vara do trabalho de Cuiabá, Márcia Martins Pereira sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho.

Durante a palestra, os trabalhadores ouviram orientações, tiraram dúvidas e descobriram quais são os seus direitos e deveres na prevenção de acidentes.  A técnica de segurança comemora a iniciativa do sindicato e do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso de levar informações importantes sobre a prevenção de acidentes aos trabalhadores. “Todos os dias falamos para eles como se prevenir, mas no dia a dia os trabalhadores acabam ficando muito confiantes e isso é um perigo. Estas palestras são essenciais para o bem estar de todos”, garantiu.

O carpinteiro Raimundo Nonato trabalha na obra há dois anos e garante que sempre tomou todos os cuidados necessários para proteger a si mesmo e os colegas. Tanto que foi escolhido para fazer parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). “Já vi acidentes em outras obras, como na queda de um guindaste que machucou feio muita gente.  Por isso acho importante prevenir. As palestras que todos nós escutamos hoje são muito boas para deixar todo mundo bem esperto para cuidar da segurança e evitar acidentes”, afirmou.

Várias palestras como estas estão sendo realizadas em obras da Capital e do interior, com o objetivo de disseminar a importância da prevenção no ambiente de trabalho. As instruções são parte das ações de conscientização do programa Trabalho Seguro, que em Mato Grosso é desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin/MT) em parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra23) e Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil.

O Getrin23 foi criado em 2012 e tem jurisdição em Mato Grosso, vinculado à Rede Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e criado com base na Resolução 96/2012 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Em 2014, o grupo intensificou sua atuação em setores que apresentam grandes índices de acidentes de trabalho, como por exemplo, a construção civil com palestras sobre trabalho seguro, enfatizando, entre outros assuntos, a importância do uso efetivo e correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O Getrin 23 é presidido pelo TRT de Mato Grosso e formado por órgãos públicos, entidades sociais e empresas. Tem como finalidade planejar e executar ações locais contínuas e permanentes voltadas à promoção da saúde do trabalhador, à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança do Trabalho.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5760/visualizar/