Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Terça - 29 de Setembro de 2015 às 13:24
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Prefeitura de Cuiabá realiza uma programação especial para comemorar a Semana do Idoso, que se inicia a partir do dia 1º de outubro, quando é celebrado o 25º Dia Internacional do Idoso.

As atividades acontecem nos quatro Centros de Convivência de Idosos e vão até o dia 8 de outubro.

Durante a semana, os idosos poderão participar de apresentações culturais, gincanas, palestras, além do tradicional baile dançante, com direito a sorteio de brindes. A ação é  realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

Conforme o presidente do Conselho do Idoso, Jerônimo Urei, o tema do Dia Internacional do Idoso instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para este ano é: "Ambientes urbanos sustentáveis e inclusivos para todas as idades". Neste sentido, a "Semana do Idoso" quer conscientizar a sociedade de que é necessário somar esforços para garantir o cumprimento do Estatuto do Idoso, instituído em 2003.  

“Esse documento regulamenta os direitos da pessoa idosa com objetivo de fortalecer esta crescente parcela da população, garantindo assim o seu pleno exercício da cidadania. Respeitar os idosos é tratar o próprio futuro com respeito, pois um dia seremos todos idosos. Quanto maior a idade, maior a sabedoria, a paciência e o amor”, diz.

Em Cuiabá, existem aproximadamente 45 mil pessoas com mais de 60 anos, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. Para lidar com esse público, a Secretaria de Assistência Social oferece diversas atividades nos centros de convivência, como hidroterapia, ginástica localizada, alfabetização, aula de informática, academia da terceira idade, jogos (dominó e mesa de sinuca), entre outras.

Segundo o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, a realização de uma semana voltada para os idosos vai oferecer informação e atividades para além das já realizadas nos centros de convivência.

“Nós estamos realizando essas atividades em um momento extremamente importante, em que os indicadores apontam que a expectativa de vida da população tem aumento muito.  Queremos escutar os idosos  e sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. A mensagem do Dia do Idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família”, diz.

Além das atividades, a Secretaria de Assistência Social tem capacitado os servidores que trabalham diretamente com os idosos nos centros de convivência, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Eles participarão do 8° Congresso Centro-Oeste de Geriatria e Gerontologia (Coger), que acontece de 1º a 03 de outubro com o tema "Longevidade e seus desafios". “Temos a necessidade de nos adequarmos para esse novo momento com os idosos, em todas as áreas: de discussão da saúde, assistência social, no trabalho, cultura, lazer e esporte. E essa capacitação é voltada para isso, ampliarmos os conhecimentos”, finaliza.

Confira a programação que acontece nos Centros de Convivência de Idosos de Cuiabá:

Programação

Dia 1º – Centro de Convivência de Idosos “AIDEE Pereira”

Café da Manhã

Abertura da Semana do Idoso

Entrega da Moção de Agradecimento

Apresentações Culturais

Palestra MT MAMA

As atividades acontecem das 8h30 às 10h

Endereço: Rua Flamengo, nº 199, Novo Horizonte.

Dia 02 – Centro de Convivência de Idosos “Padre Firmo”

Celebração Ecumênica

Gincana

Lanche

Apresentações Culturais/Coral

Palestra práticas pedagógicas para os idosos

As atividades acontecem das 8h às 10h30

Endereço: Av. Beira Rio, 5.100, Bairro: Dom Aquino

Dia 07 – Centro de Convivência de Idosos “Maria Ignês”

Missa

Apresentações Culturais/Coral

Lanche

Baile

Sorteio de Brindes

As atividades acontecem das 8h às 14h

Endereço: Av. Curió, s/n, CPA 3, Setor II

Dia 08 –  Centro de Convivência de Idosos "João Guerreiro"

Palestra: Segurança/HIV na 3ª Idade

Apresentações Culturais/Coral e Dança

Lanche

Baile

Sorteio de Brindes

As atividades acontecem das 8h às 14h

Endereço: Av. Principal, s/n, Altos do Coxipó





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5817/visualizar/