Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 28 de Setembro de 2015 às 16:05
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Na Escola Estadual Ulisses Guimarães, em Campo Verde (a 134 km de Cuiabá), as atividades continuadas em ciências da natureza frutificam por meio do empenho dos alunos. Em 2015, 300 estudantes da escola decidiram participar da X Olimpíada Mato-grossense de Química (OMQ) e 49 deles passaram para a segunda fase, que será realizada no dia 10 de outubro. Em todo o estado foram 13.316 inscritos.

A unidade realiza projetos para motivar os alunos, conta a professora de química, Núbia Duarte da Cruz. Uma vez por ano, por exemplo, acontece uma gincana da área de ciências da natureza, que abrange química, física, matemática e biologia. “Tentamos contextualizar tudo que trabalhamos em sala, trazer o conteúdo para a realidade deles. Próximo ao período das olimpíadas nós fazemos aula de reforço, mostramos o material do ano anterior e também que alunos da escola já ganharam medalha”.

Para a próxima fase, a professora começou a trabalhar antecipadamente, durante as aulas de reforço, os conteúdos do 4º bimestre para manter o bom desempenho dos alunos.

Em 2014, dentre 5.593 alunos que participaram da olimpíada, a escola conseguiu sete medalhas e 17 menções honrosas. Com esse resultado, a instituição conquistou o 5º lugar entre 43 escolas (particulares, federais e estaduais) de todo o estado e classificou três alunos para a Olimpíada Brasileira de Química.

Olimpíada Mato-grossense de Química

Realizada com alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, a olimpíada tem por objetivos estimular o ensino, o estudo e a pesquisa no campo da química, incentivar o entrosamento entre professores e alunos das unidades escolares de ensino pré-universitário, descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da química e difundir a importância da Química no cotidiano.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5837/visualizar/