Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
INCLUSÃO DIGITAL
Segunda - 28 de Setembro de 2015 às 11:22
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A secretária de Educação de Várzea Grande, Zilda Pereira Leite, informou hoje que seis escolas municipais da zona rural receberão equipamentos para que possam conectar-se à internet, à rede mundial de computadores. O objetivo do Programa Banda Larga, lançado pelo governo federal, é propiciar qualidade, velocidade e serviços para incrementar o ensino público no País, complementou a secretária.

A instalação das antenas em Várzea Grande teve início na EMEB João Ponce de Arruda, situada no Distrito de Passagem da Conceição. Em seguida, o processo de instalação acontecerá nas EMEBs Elias Domingos (Projeto Assentamento Nossa Senhora Aparecida – Sadia I), Bianka Lorena da Rocha Capilé (Agrovila São Miguel – Sadia III), Benedito Abrão Nassarden (Formigueiro), Dr. Gabriel Müller (Capão do Pequi), Euraide de Paula (Limpo Grande) e Antônio Lino de Campos (Carrapicho).  

 

Zilda Leite salientou que este benefício representa custo zero para o município de Várzea Grande, pois decorre de parceria firmada entre o Ministério da Educação e empresas de telefonia. Também assinalou que os computadores já foram entregues nessas escolas, também objeto da parceria do Ministério da Educação.

 

"O Programa Banda Larga objetiva melhorar o sistema de comunicação tecnológica dos estudantes com o mundo inteiro por meio da internet. As escolas já possuem salas de informática no auxílio ao ensino e à pesquisa. A conexão rápida, via satélite, vai facilitar em muito os projetos educacionais que estão sendo desenvolvidos na zona rural e que necessitam dos serviços da internet”, concluiu a secretária.

 

As antenas parabólicas foram entregues para o município de Várzea Grande neste mês de setembro. Na visita às escolas, para instalação das antenas e respectivas conexões, os técnicos verificaram a qualidade técnica do sinal e linha, além da viabilidade de instalação da conexão no laboratório de informática e circuito exclusivo para tráfego de dados.

 

Mesmo que a escola já disponha de telefone ou mesmo de outro serviço de internet, conforme termos do convênio, a operadora deverá instalar nova conexão para o Programa Banda Larga. No total, os kits ficaram orçados em R$ 35.039,27 mil, informou a Gerência de Programas e Projetos da Superintendência de Gestão da Secretaria de Educação, cujos recursos são provenientes do Ministério da Educação. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5853/visualizar/