Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TRÂNSITO
Sexta - 25 de Setembro de 2015 às 13:26
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Dez agentes mirins de Trânsito, com idade entre 9 e 12 anos, participaram de uma blitz educativa na manhã desta sexta-feira (25) no encerramento da Semana Nacional de Trânsito 2015. Ao lado de agentes de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e do Detran-MT, eles distribuíram na Avenida Lava Pés (próximo ao shopping) folhetos e a cartilha “Pedestre Seguro”, orientando motoristas e pedestres da importância de se respeitar as faixas de pedestres.

“Na blitz de hoje eu não vi nenhuma infração”, disse Kelly Kailaine Aquino da Silva, 10 anos, aluna da 4ª série da Escola Municipal Dr. Orlando Nigro. Kelly faz parte do Projeto Agente Mirim da Semob e desde maio já participou de três blitzes ao lado de colegas. Ela contou que nas ocasiões anteriores já flagrou algumas irregularidades, como a falta do cinto de segurança, o transporte de criança no colo e também o desrespeito de condutores às faixas de pedestres. "Esse trabalho que estamos fazendo é muito importante, porque ajuda a diminuir os acidentes”, disse com convicção a agente mirim.

Para o coordenador de Educação para o Trânsito da Semob, Jadyr Moraes, o projeto Agente Mirim é uma ótima iniciativa que vem dando certo. As crianças aprendem noções de legislação de trânsito, cidadania e educação para o trânsito. Em 27 de maio passado, durante formatura, 100 alunos das escolas Orlando Nigro e 12 de Outubro que integram o projeto receberam seus certificados e uniformes. "Elas são nossas parceiras e contribuem, cobrando os pais, tios, para que respeitem as leis. Elas são multiplicadores do conhecimento”, afirmou o coordenador.

A agente de trânsito do Detran-MT Karoline do Nascimento Martimiano destacou a importância da integração com as crianças. “É através delas que podemos mudar alguma coisa no mundo. Em Cuiabá, às vezes alguns motoristas não entendem o sentido da blitz da Operação Lei Seca. Mas fazemos isso para melhorar, tornar o trânsito mais seguro”, disse Karoline.

Palestras

A blitz educativa realizada nesta sexta-feira pela Semob e o Detran-MT fechou a Semana Nacional do Trânsito 2015 iniciada no dia 18 e que teve como tema “Seja Você a Mudança no Trânsito”. Durante a semana foram realizadas diversas blitzes em pontos distintos da cidade, e ministradas palestras em empresas privadas e escolas, inclusive com peças teatrais.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, o tema deste ano definido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) foi extremamente propositivo e oportuno. “Nós aproveitamos esse momento de semana nacional e construímos com o Detran uma cartilha do pedestre, que traz todas as informações ao pedestre de buscar a faixa para fazer a travessia em segurança, a importância do condutor em respeitar esse elemento, que é o mais frágil no trânsito”.

Thiago França disse ainda que, para ele, o grande problema no trânsito brasileiro é essencialmente comportamental, daí a importância de se trabalhar para buscar uma mudança de comportamento e uma nova postura por parte do condutor cuiabano. 

“Propusemos junto com a sociedade cuiabana um debate, um diálogo, um momento de reflexão. Da importância de cada um fazer sua parte e assumir realmente com responsabilidade uma postura diferenciada, mais prudente, mais defensiva no trânsito, de maneira que possamos fazer do trânsito de Cuiabá um ambiente de paz”, concluiu Thiago França, que participou do encerramento ao lado do diretor de Trânsito, Gustavo Albino e de coordenadores e supervisores da Semob.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5901/visualizar/