Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Sexta - 25 de Setembro de 2015 às 10:43
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, assinou, na tarde desta quinta-feira (24), o termo de renovação do contrato de Intermediação de Mão de Obra Remunerada de Recuperandos. O contrato faz parte do convênio com a Fundação Nova Chance e visa à inclusão social por meio do trabalho de detentos que estejam cumprindo pena em regime fechado ou semiaberto. Em um ano de parceria, a ação já conseguiu alcançar mais de 200 reeducandos.

“Vivemos uma realidade muito complicada no nosso país. Diante disso,  nos sentimos imensamente felizes em fazer parte dessa história de reabilitação. Alcançar esses resultados positivos e extremamente importante para começarmos uma campanha de reconstrução do Brasil. Cada um fazendo sua parte,  construiremos um futuro diferente. Um país sem preconceitos”, destacou Mauro Mendes.

O secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, enfatizou que a estatística positiva que se desenhou em um ano de parceria, se resume ao cuidado no âmbito de tratamento com cada reeducando. “Não tivemos nenhum caso ação agressiva por parte desses servidores. Eles recebem o mesmo tratamento dos demais servidores do município. Isso faz a diferença. Desperta a autoestima que leva a uma reconstrução do ser humano. Isso faz com que eles permanecem na luta diária contra a criminalidade. Diminui as reincidências.”

Atualmente, Mato Grosso possui 65 estabelecimentos penais, dos quais  seis são penitenciarias, que abrigam mais de 10 mil presidiários. Ou seja, 374,95 detentos para cada grupo de 100 habitantes. Quando o número de vagas chega a 6,4 mil. Além dos mais de 25 mil mandatos de prisão em andamento em todo Estado.

Esses dados colocam Mato Grosso acima da média nacional, que é 247,68 para cada 100 habitantes. O estado perde apenas para Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia, São Paulo e Roraima, seguindo essa ordem.

“A sociedade atravessa uma instabilidade de segurança muito grande.  Enxergando essa realidade,  temos que investir mais nesses projetos de inserção. Acreditarmos no resgate do ser humano. Porque se cruzarmos os braços diante desse caos. Insistirmos em fechar os olhos, vamos entrar em um colapso sem volta. Há dois anos, demos o primeiro passo quando firmamos esse contrato. Hoje, estamos reiterando  essa ação, com a certeza que é possível mudar as estatísticas”, pontuou Márcio Frederico Dorileo, secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos.            

Hoje os postos de trabalho contam com 40 reeducandos. Eles realizam trabalho extramuros de prestação de serviços, como paisagismo, jardinagem, pintura, capina, limpeza de logradouros públicos, dentre outros trabalhos  realizados no município de Cuiabá.  Todos os trabaçhadores recebeem um salário mínimo como remuneração.

A presidente da Fundação Nova Chance, Cíntia Nara Selhorst, falou do impacto que teve a parceria com o estado e prefeitura. “É super gratificante ver esse resultado. Temos muita dificuldade no momento de inserção do detentos. Trabalhar as duas esferas, sociedade x reeducandos, é extremamente pesado, pois ainda existe muito preconceito. Quando firmamos o convênio, apareceram outras empresas privadas e órgãos públicos, interessados em fazer parte  da ação.”

Cintia, emocionada, agradeceu os gestores em nome dos reeducandos.“ Sou grata por tudo isso. E digo muito obrigada em nome dos mais de 200 reeducandos que estão trilhando seus caminhos, novamente. É lindo olhar para cada rosto e enxergar, hoje, um sorriso de gratidão. Pois é isso que esses seres humanos carregam”, finalizou Cíntia Nara.

Também participaram do encontro o secretário adjunto interino de Administração Penitenciária (SAAP), Luiz Fabricio Vieira Neto, a superintendente de Gestão de Penitenciária, Flávia Emanuelle de Souza, os secretários de Assistência Social e Desenvolvimento Humano do Município, José Rodrigues Rocha Júnior e da Educação, Gilberto Figueiredo, e a secretária de Gestão, Ana Paula Villaça.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5908/visualizar/