Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Quinta - 24 de Setembro de 2015 às 15:16
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


O Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) participa da Feira do Empreendedor 2015, que ocorre no Centro de Eventos do Pantanal, até sábado (26/09). No evento, realizado pelo Sebrae Mato Grosso, a instituição está recolhendo assinaturas contra o pacote de aumento de impostos do governo federal, encampando o manifesto Não Vou Pagar o Pato lançado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e em defesa do Sistema S, com o abaixo assinado de uma Petição Pública contra a proposta de redução de 30% do repasse a essas organizações que promovem o bem-estar social e oferecem educação profissional a milhares de brasileiros.

O manifesto começou depois do anúncio da Presidente Dilma Roussef sobre o bloqueio adicional de gastos no orçamento de 2016 no valor de R$ 26 bilhões, o que culminaria em uma nova rodada de alta de tributos, com a proposta de retorno da CPMF. Além disso, o governo apresentou proposta para redução de 30% nas alíquotas do sistema S e do Sebrae e, também, oneração da tributação da contribuição previdenciária incidente sobre a folha – o que renderá mais R$ 6 bilhões aos cofres públicos em 2016. Na prática, esses recursos deixarão de ir para o Sistema S e passarão a ser direcionados para a Previdência Social.

Durante a Feira do Empreendedor, o microempresário Edmilson Otake, não perdeu a oportunidade para registrar sua indignação contra o aumento de impostos e apoiar o manifesto Salvem o Sistema S. Para ele, está cada dia mais difícil trabalhar de forma honesta no Brasil. O Sistema S é de extrema importância para nós, microempresários, por isso, assino esse manifesto em apoio a estas instituições que, se tiverem seus repasses cortados, muita gente será prejudicada. Quanto ao aumento de impostos, temos que fazer nossa parte, pois as taxas estão abusivas e prejudicando a todos que trabalhamos diuturnamente com honestidade, para ter uma qualidade de vida melhor. 

Para o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, o corte nos recursos afetará, sobretudo, a estrutura do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Social da Indústria (Sesi) nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o que comprometerá o atendimento a 1,2 milhão de alunos do ensino profissional do Senai e 1,5 milhão de trabalhadores pelo Sesi, nos programas de educação, saúde e segurança do trabalho e qualidade de vida. Estima-se que, em todo o país, mais de 300 escolas profissionais do Senai fecharão as portas. Outros 735 mil alunos vão deixar de estudar no ensino básico ou na educação de jovens e adultos oferecida pelo Sesi, que fechará cerca de 450 escolas no Brasil. As duas instituições preveem, ainda, a demissão de cerca de 30 mil trabalhadores em todo o país. 

De acordo com o vice-presidente do Sistema Fiemt, Edgar Teodoro Borges, que participou da abertura oficial da feira na noite desta quarta-feira (23/09), é fundamental que os mato-grossenses participem da assinatura do manifesto, já que qualquer decisão sobre impostos afetará diretamente a sociedade brasileira. “Faremos de tudo para não permitir, em hipótese nenhuma, que seja aprovada a CPMF ou qualquer encargo, imposto ou taxa em cima da sociedade. O momento é de o governo reduzir seus desperdícios e não de aumentar impostos. Achamos que a sociedade já paga muitos impostos o que acaba com a competitividade de nossos produtos”.

Ele lembrou que o Senai Mato Grosso foi eleito por quatro vezes consecutivas como o melhor do país na Regra de Desempenho, que mede a gestão de acordo com indicadores e metas. Recentemente teve dois estudantes no pódio durante o WorldSkills – maior competição de Educação Profissional do Mundo – que competiram, na área da construção civil, com países como Alemanha e Áustria. Foram 152 mil matrículas em 2014, em 138 municípios do Estado. O Senai Empresas também oferece inovação e tecnologia para as organizações que buscam excelência. Só no ano passado foram 853 organizações atendidas, destas 587 são indústrias, ressalta o vice-presidente.      

Já o Sesi oferece soluções para as empresas industriais brasileiras por meio de uma rede integrada, que engloba atividades de segurança e saúde do trabalho e qualidade de vida que, em 2014, atendeu 838 indústrias. Na educação, a instituição se destaca pelo investimento em aulas de Robótica, que já trouxe resultados, sendo uma das melhores equipes do país. Além do apoio ao esporte com patrocínio de atletas, que levam o nome do Estado para torneios nacionais e internacionais. 

MMTC

O Sistema Fiemt também leva para o evento o estande do Movimento Mato Grosso Competitivo, associação sem fins lucrativos que tem por objetivo estimular a inovação, competitividade, qualidade e produtividade das organizações de forma sustentável. O objetivo do Movimento é mobilizar e credenciar organizações públicas e privadas que desejam a melhoria da gestão por meio de capacitações e eventos técnicos e/ou reconhecimento da excelência da gestão por meio dos prêmios Quali-MT  e  MPE  Brasil. Podem participar empresas privadas, instituições de ensino e pesquisa, órgãos da administração pública e terceiro setor. Informações: secretaria@mmtc.org.br / (65) 3611-1639. Saiba Mais: www.mmtc.org.br.

Feira do Empreendedor 

A Feira do Empreendedor 2015 começou nesta quarta-feira (23/09), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Durante o evento, serão realizadas várias palestras voltadas para microempreendedores e empresários, além de debates, oficinas e exposições de produtos de vários segmentos do ramo. A entrada é gratuita e a inscrição deve ser feita no local do evento, que segue até sábado (26/09). Cerca de 160 estandes foram montados e 192 palestras devem ser ministradas. A estimativa é que 15 mil pessoas participem da feira, realizada em Mato Grosso a cada dois anos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5930/visualizar/