Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 24 de Setembro de 2015 às 13:45
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Prefeitura de Cuiabá deu início as obras de revitalização do casarão Casa Procon, um dos quatro prédios a serem recuperados no centro histórico, através do Programa de Aceleração do Crescimento “PAC Cidades Históricas”.

A primeira etapa compreende a limpeza geral, retirada de entulhos, pisos e corte de árvores. Os recursos são oriundos do Governo Federal, mediante uma parceria entre o município e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“O centro é uma das áreas da cidade marcada pelos detalhes e registros sobre a história de Cuiabá e precisa ser valorizado. Para isso foi necessário percorrer um longo caminho, mas estamos felizes em ver este grande projeto se tornando realidade”, afirmou o secretário-adjunto de Turismo, Jefferson Preza.

De acordo com o técnico em restauração da empresa Archaios Engenharia, responsável pelas obras, Adão Rodrigues, a principal preocupação da empreiteira é manter a originalidade das construções.

“Temos muito trabalho pela frente e tomaremos todo o cuidado para fazê-lo com qualidade e durabilidade, de forma que não perca as características”, assegurou. 

Nas próximas semanas o casarão passará pela fase de demolição de rebocos, troca da parte elétrica, hidráulica e telhado. A restauração terá duração de aproximadamente 8 meses.

Neste pacote de obras também serão reformadas a Casa Barão de Melgaço, Museu da Imagem e do Som (Misc) e a sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), assim como as praças da Mandioca, Senhor dos Passos, Caetano de Albuquerque, Alberto Novis e Escadaria do Beco Alto. O investimento total será de R$ 10,5 milhões.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5938/visualizar/