Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quarta - 23 de Setembro de 2015 às 13:33
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O concurso de redação “Marechal Rondon - 150 anos”, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entra em sua segunda etapa nesta quarta-feira (23.09). Chegou a hora das comissões julgadoras escolares realizarem as avaliações e seleções dos textos finalistas da etapa escolar que seguirão em frente na competição e passarão para a fase estadual.

A seleção deve ocorrer até o dia 29 e no dia 30 o diretor de cada escola, que assume também a coordenação da comissão julgadora, deverá encaminhar a ata com a composição da comissão e o resultado final – com a identificação dos textos selecionados, bem como transcritos na folha oficial do concurso – ao Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro) local. Será nos 15 Cefapros, espalhados pelo estado, que ocorrerá a seleção da fase regional do concurso, em outubro.

A coordenadora de Projetos Educativos da Seduc, Mariana Máximo, explica que os trabalhos concorrem nas categorias: Desenho (1º Ciclo do Ensino Fundamental), Poema (2º Ciclo do Ensino Fundamental), Poema (3º Ciclo do Ensino Fundamental), Poema (Educação de Jovens e Adultos – Ensino Fundamental), Artigo de Opinião (1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio), e Artigo de Opinião (Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio). “Cada escola poderá encaminhar ao Cefapro local apenas um texto de cada categoria/modalidade de ensino”, informa, ressaltando que se a escola trabalha com todas as modalidades poderá enviar no máximo seis textos. No caso dos desenhos, as produções deverão ser escaneadas e conter capas.

O tema que dá o tom do concurso é “Rondon: de sertanista sonhador a desbravador de fronteiras”, e os critérios que devem ser levados em conta pela comissão julgadora vão de originalidade, criatividade e beleza - no caso dos desenhos – até adequação ao gênero (discursiva e linguística), marcas de autoria e convenções da escrita – para as categorias Poema e Artigos de Opinião.

A comissão é composta, além do diretor escolar, por três a cinco avaliadores, incluindo professores de Língua Portuguesa, representantes dos pais de alunos e da comunidade, que preferencialmente sejam reconhecidos pelo domínio da Língua Portuguesa, como jornalista, contador de histórias, escritor, poeta, repentista, etc.

Etapa regional

A fase regional do concurso, de responsabilidade dos Cefapros, ocorre entre os dias 1º e 22 de outubro. Após a criação da comissão julgadora, caberá aos membros realizar a leitura e avaliação dos textos originais, de forma coletiva – cada texto deverá ter dois avaliadores e a nota final deve ser média ponderada das duas notas.

No caso de empate, deverá ser realizada uma reunião presencial para a seleção dos vencedores. Os trabalhos selecionadas nesta etapa deverão ser encaminhados para a Comissão Julgadora Estadual.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5966/visualizar/