Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quarta - 23 de Setembro de 2015 às 11:10
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Secretaria de Estado de Educação, por meio da Superintendência de Gestão Escolar, promove até esta quinta-feira (24.09) o curso de capacitação para secretários escolares e técnicos administrativos escolares (TAEs) efetivos nas unidades da rede estadual que atuam em Cuiabá. Ao todo, cerca de 180 profissionais participam da formação.

As atividades, realizadas no período vespertino, visam aprimorar os diversos aspectos da escrituração escolar, arquivos e pastas com documentação dos alunos, além de contribuir para um melhor desempenho nas relações interpessoais dentro das unidades escolares.

Os participantes estão divididos em três turmas, e as aulas ocorrem nas escolas estaduais Presidente Médici, Dione Augusta e no Centro de Ensino de Jovens e Adultos (Ceja) Antônio Cesário Neto. No segundo momento, a capacitação será ofertada para os profissionais que atuam no município de Várzea Grande.

De acordo com a superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Neusa Evangelista, o secretário escolar possui atribuições de grande relevância para o bom desempenho da escola. “A intenção é promover o aperfeiçoamento profissional em sua atuação diária, e conscientizá-lo sobre à importância e o compromisso com a correta organização dos processos das secretarias”, destaca a superintendente.

Neusa explica que a necessidade da formação surgiu após visitas técnicas realizadas pela equipe de monitoramento da superintendência às escolas, quando foram identificadas situações de dificuldades ao cumprimento de orientações estabelecidas em legislação. “Em breve, secretários de outros municípios passarão pela formação”, finaliza.

Entre os assuntos discutidos estão: a organização da secretaria escolar com atendimento, expediente e escrituração; arquivos da escola, livros de registros e outros; competências do secretário com relação a tramitação de matriz, cadastro de turmas, gerenciamento do quadro de servidores SigEduca/GPE, redigir atas, participação da elaboração do Regimento Escolar e do Programa Político Pedagógico (PPP) e gerenciamento dos trabalhos da secretaria; escrituração escolar; regra de organização Pedagógica (ROP), circulação de alunos/transferência de turma/curso/escola; orientação para fechamento do ano letivo, passos a serem observados e trabalhados no decorrer do ano letivo - tramitação das matrizes, calendário, formação de turmas, matriculas, conselho de classe, ajuste de matricula, diário eletrônico e agendamento do fechamento do ano letivo. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5970/visualizar/