Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 22 de Setembro de 2015 às 13:49
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Seção de Gestão Socioambiental do TRT/MT inaugurou nessa segunda-feira (21) uma página virtual com as ações de responsabilidade social desenvolvidas pela Justiça do Trabalho mato-grossense. O lançamento do site ocorreu em uma data emblemática para o meio ambiente, o Dia da Árvore.

Conhecido por sua atuação nas ações de sustentabilidade, o TRT já virou referência no estado recebendo a visita de pelo menos duas entidades, ao mês, em busca de informações sobre os projetos desenvolvidos. São empresas e órgãos públicos interessados em adotar estratégias de preservação ambiental e reciclagem em suas unidades.

Com a criação do site específico, o Tribunal irá facilitar a divulgação de informações acerca de projetos como Papa-Pilhas, Coleta Seletiva Solidária, Sucata Eletrônica, Óleo Ecológico, Eco-Bolsa, Longa Vida e Recicla Mais. Nele também estão disponibilizados dados sobre o funcionamento dessas ações e os documentos necessários para o estabelecimento de parcerias.

Durante o ato de lançamento do site, o juiz auxiliar da Presidência,  Plínio Podolan, parabenizou os servidores da Seção de Gestão Socioambiental pela iniciativa. “As informações sobre os projetos estão bem visíveis tanto para o público interno, quanto externo, o que facilita, inclusive, o acesso de outros Tribunais”, disse o magistrado.

Tribunal e ações de sustentabilidade 

O TRT/MT mantém permanentemente coletores para recebimento de pilhas e baterias, equipamentos eletrônicos (computadores, impressoras e celulares), óleo de cozinha usado, plástico, vidro, papel/papelão, embalagens Tetra Pak, tubos de pasta dental, chapas de radiografia, maquiagens, esmalte, embalagens de cremes e loções, instrumentos de escrita e vidros de perfume (inteiros).

No ano passado, foram arrecadados mais de 20 toneladas de produtos recicláveis. A maior parte do material foi encaminhado para o reaproveitamento e transformado em novos produtos. Os itens não recicláveis, como pilhas e baterias, também são recolhidos e encaminhados para o descarte seguro, sem risco de poluição para o meio ambiente.

Os coletores são mantidos nos estacionamentos internos do Tribunal e são disponibilizados a magistrados, servidores, estagiários e terceirizados.

O setor encarregado da coleta e destinação é a Seção de Gestão Socioambiental. A renda arrecadada com os materiais recicláveis é repassada ao Comitê Pró-Infância, que destina o recurso às instituições filantrópicas. O mesmo acontece com os vales do Óleo Ecológico, que são trocados por materiais de construção para reforma de creches e associações sem fins lucrativos.

Além disso, o Tribunal possui o Projeto Reutilize, que estimula o reutilização de produtos usados e em plenas condições de uso entre os servidores. O Armário de Doações, uma das alternativas do projeto, auxilia na redução do consumo desenfreado, diminui o volume de resíduos nos lixões e reduz a extração de recursos naturais para fabricação de novos produtos.

O acesso ao site dos programas socioambientais pode ser feito pelo site do TRT/MT (www.trt23.jus.br) ou pelo endereço www4.trt23.jus.br/socioambiental.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5999/visualizar/