Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 22 de Setembro de 2015 às 10:53
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Helen Farias Ferreira, visitou na tarde de hoje (21), Dia da Árvore, o Parque Ecológico Noise de Curvo, localizado na região do Carrapicho. A Prefeitura irá revitalizar o espaço, como sendo mais uma opção de lazer ambiental para a população de Várzea Grande. O parque é de característica contemplativa, pois tem forte potencial silvestre e com bioma próprio do território do município.

Na opinião da secretária, o Parque Noise de Curvo é diferenciado, constituindo-se em lugar de visitação ecológica, não podendo ser ocupado com atividades de impacto ambiental.  "A população pode ter esse parque como espaço para atividades de caminhada, em sua trilha suspensa, e também apreciar ao longo do exercício as paisagens naturais que ele oferece e preserva, constituída de forte flora e fauna”.

Helen frisou que a preservação de áreas desse tipo se reflete em benefícios gerais ao homem. "Infelizmente, no Dia da Árvore temos a lamentar a grande depredação ambiental que acontece no mundo inteiro. São as árvores que climatizam ambientes, além de proporcionar o bloqueio da camada de ozônio.   E comemoramos que, em Várzea Grande, muitas áreas estejam ainda preservadas. Podemos citar não apenas o Parque Noise de Curvo, mas também os Parques Berneck e Parque Ecológico Tanque do Fancho".

O parque é aberto das 5h às 17h à visitação, hoje mais restrita aos moradores próximos. O Parque Noise de Curvo dispõe de 750 metros de trilha suspensa, com pilares de concreto, murada metálica e piso de madeira, com segurança aos visitantes, representada na guarnição da Polícia Militar, ao lado. A trilha empreende uma curva de 180º, e oferta paisagens rústicas e animais silvestres de diversas espécies, a exemplo de tamanduá mirim e pássaros. A maioria das árvores nativa possui placa descritiva, nome popular e científico. Uma outra característica do lugar é a umidade permanente da vegetação, por conta de várzea existente ao longo da trilha.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6004/visualizar/