Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 21 de Setembro de 2015 às 14:26
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Os interessados que ainda não se inscreveram no programa Minha Casa Minha Vida de Cuiabá têm até a sexta-feira (25) para se cadastrar e concorrer a uma das 1.264 casas no bairro Osmar Cabral, disponíveis nesta edição do programa.

As inscrições são feitas no Portal Habitanet, vinculado ao site da Prefeitura de Cuiabá, nas 14 unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Convivência de Idosos e na sede do programa, localizada na Rua Régis Bitencourt, nº 384, bairro Porto. 

De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior,  a expectativa é de que as inscrições sejam realizadas nas unidades de assistência ao longo da semana, de forma tranquila.

Isto porque a maioria da procura nas unidades nos últimos dias era para a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), pela qual os interessados obtinham o  Número de Identificação Social (NIS), necessário para a inscrição no Minha Casa, Minha Vida.

“Quem tinha que fazer o NIS já fez, então agora só vão mesmo procurar os Centros de Referência aqueles que não sabem usar o computador ou não têm acesso à internet e precisam de suporte, pois as pessoas podem continuar fazendo a inscrição de qualquer lugar, por meio do Portal Habitanet”, destaca.

O secretário ressalta ainda que, dado ao número de inscrições já realizadas, o percentual dos interessados que deixaram para a última hora para se inscrever no programa deve ser menor. Até o início da manhã de hoje, 30.368 pessoas já haviam se inscrito no programa Minha Casa, Minha Vida.

“Eu acredito que, como já houve uma procura muito grande, é possível que nesta semana o fluxo de pessoas seja bem menor, mas aconselho aos interessados a não deixar para o último dia, para evitar qualquer problema”, afirma.

Para se inscrever no programa, as famílias interessadas precisam ter o NIS, renda mensal bruta de até R$ 1,6 mil e morar em Cuiabá há mais de cinco anos. Elas deverão acessar o Portal Habitanet,  inserir o NIS  e confirmar os dados pessoais e a renda para garantir a conclusão da inscrição.

No final do cadastro será gerado um número de protocolo, com o qual as famílias vão participar do sorteio em data a ser definida pela secretaria de Assistência Social.  Após o sorteio, os nomes dos contemplados serão divulgados no site da Prefeitura de Cuiabá e terá início a segunda etapa do processo.

Nesta fase,  as famílias devem ser aprovadas pela Caixa Econômica Federal e recebem a visita domiciliar de uma equipe técnica da Assistência Social com o objetivo de confirmar os dados informados no ato da inscrição. Em caso de incompatibilidade, a família poderá ser excluída do processo.

Aprovados em todas as fases, os contemplados firmarão contrato com a Caixa Econômica e pagarão parcelas correspondentes a 5% da renda familiar em até 120 meses. Eles  terão  prazo de 30 dias para ocupar os imóveis sob pena de perder a moradia.

Em caso de dúvidas, os interessados podem procurar as unidades de assistência social.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6032/visualizar/