Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
RODOVIAS
Segunda - 21 de Setembro de 2015 às 09:54
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O Governo de Mato Grosso vai asfaltar 50 quilômetros da rodovia MT-020 e beneficiar aproximadamente três mil moradores da zona rural de Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá) e região do Lago do Manso, fomentando o turismo e economia do local. O anúncio foi feito pelo governador Pedro Taques durante visita aos distritos de Água Fria e João Carro, no domingo (20.09). Com um investimento de aproximadamente R$ 27 milhões, a obra começará a ser executada no mês de março, assim que encerrar a temporada de chuvas.

O agricultor José Valdir mora há três anos em Água Fria, que está a 37 quilômetros de Chapada dos Guimarães, e diariamente percorre quase 80 quilômetros entre ida e volta para a cidade, onde vende os produtos da sua fazenda. Mas as condições da estrada têm atrapalhado os planos de José. “Faço isso há apenas três anos e já estou cansado, imagina quem está aqui há 50 anos”.

A realidade é semelhante para Zenir Mata e Jacinto Alvarenga, que moram no Assentamento Quilombo, distrito de João Carro. “Meu marido trabalha com transporte e demora mais de duas horas para andar pouco mais de 50 quilômetros e praticamente todos os dias tem problemas com o carro. O asfalto para gente é um sonho de infância”.

O asfaltamento da MT-020 deve melhorar a agricultura, a piscicultura, o turismo, além da qualidade de vida de quem mora nos dois distritos. “Não vim fazer promessas e sim assumir compromisso”, afirmou o governador, lembrando que apesar da importância da região para Mato Grosso, o local foi esquecido pelas antigas gestões estaduais.

“No dia 15 de março, data do meu aniversário, não quero nada de presente a não ser o lançamento desta obra”, frisou Taques. O trabalho será realizado em duas etapas, primeiro os 46 quilômetros entre o entroncamento com rodovia MT-251 (que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães) e o distrito de Água Fria, depois os quatro quilômetros que ligam o distrito João Carro à balsa utilizada para atravessar o lago do Manso.

Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte afirmou que a pasta já possui recursos para os 46 quilômetros da primeira parte da obra e vai trabalhar para garantir o orçamento dos quatro quilômetros restantes.

Do ponto de vista turístico, o asfalto irá melhorar o acesso de diversos pontos, entre eles o Paredão do Eco, a Cidade de Pedra e o lago do Manso. “Sonho virando realidade”, definiu a subprefeita do distrito de Água Fria, Rosenil Oliveira.

Ações

Pedro Taques aproveitou a oportunidade para visitar a Escola Estadual São José, em Água Fria. A unidade está em reforma e deve ser entregue em 90 dias. Assim que o projeto ficar pronto, disse Taques, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai iniciar uma segunda reforma, com construção de quadra poliesportiva e instalação de aparelhos de ar-condicionado.

Acompanhado de sete secretários de Estado, representantes de autarquias e deputados estaduais, o governador também percorreu de barco o Lago do Manso para visitar um projeto de piscicultura da região, que conta com 33 tanques com capacidade para uma tonelada de peixe cada.

Após a travessia, o grupo seguiu para a comunidade de João Carro para conhecer as instalações da Escola Municipal Professora Jacondina Bezerra, que também recebe 80 alunos da rede estadual. Lá, o chefe do executivo estadual participou das Ações Integradas de Cidadania da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) e ouviu as reivindicações dos moradores, que além do asfalto pediram investimentos para o colégio. Em resposta, o governador garantiu que olhará ainda mais para a região.

Participaram das visitas os secretários de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária, Suelme Evangelista; da Casa Militar, Cel. Airton Benedito; Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo; Educação, Permínio Filho; Gabinete de Assuntos Estratégicos, Gustavo Oliveira; Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte; e Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini. Os gestores da Agência Metropolitana Vale do Rio Cuiabá, Maristene Matos; do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, Guilherme Nolasco; e os deputados estaduais Wilson Santos, Emanuel Pinheiro e Eduardo Botelho também estiveram presentes.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6049/visualizar/