Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Segunda - 21 de Setembro de 2015 às 09:22
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Os moradores do Distrito de Nossa Senhora da Guia foram beneficiados neste final de semana com serviços de atendimento prestados pelo Projeto Família Cuiabana, da Prefeitura de Cuiabá. Durante toda manhã, cerca de 20 servidores da Secretaria Municipal Assistência Social e Desenvolvimento Humano atenderam moradores que se inscreveram no Cadastro Único (CadÚnico), e atualizaram dados  dos antigos.  

O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, acompanhou os trabalhos feitos por sua equipe. Entre uma conversa e outra com servidores e moradores, aproveitou para distribuir balas para as crianças que acompanharam suas mães. Segundo ele, no Distrito da Guia há uma demanda muito grande de pessoas que querem se inscrever no cadastro único que permite o acesso aos programas sociais do dos governo federal, por meio da Prefeitura de Cuiabá, entre eles o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida. “Com esse mutirão estamos levando os serviços da prefeitura ao encontro da população”, disse José Rodrigues.

O secretário disse ainda que o trabalho é uma forma de facilitar a vida dos cidadãos que moram na zona rural. Muitos deles não tem condições ou tempo de irem até a cidade para atualizarem seus dados e vindo até aqui facilitamos as coisa e eles ficam livres do risco de perderem benefícios”, acrescentou o secretário

Entre essas pessoas estava a dona de casa Maria do Carmo de Matos, que junto com 2 dos 6 filhos, foi atualizar seu Cadastro Único, feito pela primeira vez há 11 anos. De lá para cá ela mudou-se de uma chácara para a sede do distrito e teve mais filhos. ”A vinda do pessoal da prefeitura até aqui facilita muito as coisas para nós”, afirmou Maria do Carmo.

A responsável pelo Bolsa Família na Secretaria de Assistência Social, Regiane Assis, informou que cerca de 2 mil famílias do Distrito da Guia estão cadastradas no programa. Muitas delas, por não terem atualizado seus cadastros tiveram o benefício suspenso e este trabalho foi uma oportunidade de revalidá-lo.

“Além do Bolsa Família, existem outros 17 programas sociais do governo federal que dependem da atualização do Cadastro Único e esta ação é uma forma de não deixar a população sem eles”, explicou o secretário adjunto de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Cesar Vidotto .

 Ainda conforme o secretário adjunto esse trabalho de atualização do cadastro é uma exigência do governo federal, mas que não tem sido levado a efeito pela maioria das prefeituras.  “Esse é um trabalho é quase inédito entre os municípios brasileiros”, afirmou Cesar Vidotto.

 A subprefeita do Distrito da Guia, Viviane Rodrigues Vilela, também foi acompanhar os trabalhos e disse que eles são importantes pela carência de boa parte da população da localidade. “Esta ação é muito bem vinda, pois traz benefícios para nossa população e mostra que o prefeito Mauro Mendes preocupa-se com a população de Cuiabá como um todo, não apenas com aqueles que vivem na cidade”, afirmou ela.

 Este foi a  segunda ação  realizada na área rural da capital, dentro dos quatro previstos pela secretaria nesta fase. No próximo sábado, dia 26, os trabalhos serão realizados no Coxipó do Ouro no dia 26 de setembro e dia 03 de outubro no Assentamento Gamaliel.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6052/visualizar/