Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 18 de Setembro de 2015 às 11:41
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O Poder Judiciário e o Ministério Público Estadual estão promovendo o Projeto ‘Tô Estourado’ no município de Primavera do Leste (231 km ao sul de Cuiabá), com objetivo de combater o alcoolismo na juventude e promover uma ampla reflexão sobre o consumo de bebidas alcoólicas e suas consequências para os adolescentes. O projeto consiste em apresentações teatrais e competição de vídeos amadores.
 
De acordo com a juíza Aline Luciane Ribeiro Viana Quinto, da Primeira Vara de Primavera do Leste, o projeto é o resultado da inquietação dos representantes das instituições envolvidas com a com a infância e juventude no município, em face ao consumo cada vez mais precoce de bebidas alcoólicas pelos adolescentes. Para ela, é indispensável a participação e o protagonismo dos próprios jovens nas atividades a serem devolvidas.
 
“Estamos bastante empolgados com esse projeto. A intenção é ensejar uma grande reflexão social não só para os adolescentes, mas também às famílias, melhorando a relação entre pais e filhos. Por meio da Secretaria Municipal de Educação, conseguimos incluir essa temática no plano pedagógico deste ano. Também haverá atividades culturais como teatro que abordam o tema e concurso de vídeos amadores produzidos pelos próprios alunos”, conta a magistrada.

Como parte do projeto, o espetáculo ‘No Fim da Linha’ foi apresentado de 8 a 14 de setembro nas escolas municipais, estaduais e particulares do município, para alunos com idade superior a 12 anos. O objetivo é chamar a atenção do público adolescente para a questão, levando-o a refletir sobre as consequências negativas decorrentes do consumo do álcool.
 
A partir da apresentação da peça, será realizada uma competição entre vídeos amadores, conforme o projeto elaborado pela Secretária de Cultura. Os estudantes poderão se inscrever nas próprias escolas de 14 de setembro a 23 de outubro, quando deverão disponibilizar os vídeos amadores com até 10 minutos de duração, incluídos os créditos. Os vídeos serão exibidos na internet e em um evento a ser realizado na Praça de Eventos, dia 5 de novembro. As melhores produções serão premiadas.
 
O Projeto “Tô Estourado” conta com a parceria de instituições públicas e privadas. São elas: Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, escolas municipais e estaduais, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mastercópias, Cine Teatro, GD Som e Luz, APP, Colégio COC e Lions Internacional. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6090/visualizar/