Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Terça - 15 de Setembro de 2015 às 14:11
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O prazo para inscrições na Iniciativa Educadores do Brasil foi prorrogado para o dia 28 de setembro para todas as categorias. A decisão visa ampliar a oportunidade de inclusão de professores e diretores que por circunstâncias regionais, como greves de algumas redes estaduais e municipais, não conseguiram se inscrever e/ou completar os formulários de participação até a data inicialmente estabelecida, que era 14 de setembro.

Professores de escolas públicas ainda podem fazer a inscrição para o Prêmio Professores do Brasil (PPB) nas categorias creche; pré-escola; alfabetização; ensino fundamental - anos iniciais; ensino fundamental - anos finais e ensino médio.

Quanto ao Prêmio Gestão Escolar (PGE), as inscrições também estão abertas para instituições do ensino regular de educação básica das redes públicas estaduais e municipais, representadas por diretores, que realizem o processo de autoavaliação. Segundo a coordenadora na Iniciativa em Mato Grosso, Eliza Maria Pinto, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o estado conta até agora com 536 escolas inscritas no PGE.

“Entre os projetos cadastrados estão os que envolvem a redução da evasão escolar, elevação do ensino/aprendizagem, maior participação dos pais e responsáveis na vida escolar dos filhos e gestão democrática participativa”. A coordenadora ressalta a importância da participação das unidades escolares não só para que concorram, mas também como meio de autoavaliação e melhoria das políticas escolares.

Na edição 2013 do PGE Mato Grosso garantiu o primeiro lugar da etapa nacional com a Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, do município de Juara (a 643 km de Cuiabá). A unidade escolar recebeu o prêmio Referência Brasil e R$ 30 mil. Por lá, o aperfeiçoamento constante dos professores e projetos criativos acabaram com a evasão escolar.

Já no prêmio Professores do Brasil estão inscritos 189 profissionais, a maioria educadores do Ensino Médio. Entre as experiências pedagógicas desenvolvidas por eles em suas escolas estão atitudes cidadãs de sustentabilidade e ambiental, promoção da inclusão, aprendizagem colaborativa, etc. “Para os professores o Prêmio é um meio pelo qual podem dar visibilidade aos seus trabalhos, divulgar experiências e estimular a participação de professores como sujeitos ativos na implantação do plano nacional de educação”, avaliou a coordenadora.

A iniciativa, que integra e divulga os prêmios, está voltada para a meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE) de valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, firmada pelo MEC, pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Entre os parceiros da iniciativa estão a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As inscrições para os prêmios devem ser feitas na página da Iniciativa Educadores do Brasil: www.educadoresdobrasil.org.br .




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6180/visualizar/