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EDUCAÇÃO
Terça - 15 de Setembro de 2015 às 08:33
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

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 Pelo menos 197 alunos de escolas da rede municipal de Cuiabá participaram no sábado(12),  das provas da 2ª fase da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), edição de 2015.

A rede municipal contou com a participação de 19 escolas nesta segunda fase. As unidades com maior número de participantes foram a Ranulpho Paes de Barros, com 35 alunos, a Dejani Ribeiro Campos, com 33 alunos, e a Maria Dimpina com 12 alunos no total.  

A olimpíada é uma atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo incentivar o estudo da matemática nas escolas públicas de todo os país e revelar talentos.  A olimpíada é classificada pelo nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental); nível 2 (8º e 9º anos); e nível 3 (1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio).

Participaram das provas 888.822 alunos de 42.312 escolas de todo o país. A prova teve duração de três horas e foi composta de seis questões discursivas, que exigiram dos alunos raciocínio para resolver os problemas de cálculos.

A correção será realizada em duas etapas. A primeira foi regional, realizada por professores universitários. Em Cuiabá a responsável é a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A segunda etapa será realizada por um grupo de professores supervisionado pelo comitê de provas da OBMEP.

O resultado será divulgado no dia 27 de novembro. Serão premiados 500 alunos com medalhas de ouro, 1,5 mil com a de prata e 4,5 mil com a de bronze. Serão premiados também 46,2 mil ganhadores de menções honrosas, os professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacarem em virtude do desempenho dos alunos.

Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC 2015), que será realizado ao longo de 2016. 

“A olimpíada é uma iniciativa muito positiva para as escolas públicas, pois contribui para instigar e incentivar o aluno a se interessar mais pela matemática. Além disso, é uma forma de descobrir novos talentos e é uma oportunidade de cada um desses alunos mostrar seu potencial para a matemática”, disse o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo. 





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