Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 14 de Setembro de 2015 às 10:32
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), para formação de professores que trabalharão o programa educacional em 2015, em Várzea Grande, foi realizada ontem (11) à noite pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, no bairro Ponte Nova, no Buffet Rosane Miranda. O vice-prefeito Arilson Arruda representou a prefeita Lucimar Sacre de Campos na cerimônia de abertura e enfatizou que promover a qualidade na Educação é um dos compromissos da atual gestão.

Arilson disse que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa impõe diretrizes de importância elevada para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, objetivo dos governos federal, estadual e municipal, e aplaudiu essa iniciativa federal abraçada pelos educadores de Várzea Grande.

"A prefeitura não medirá esforços para que Várzea Grande tenha uma educação de excelente qualidade, dotada de boas escolas e todo o suporte educacional necessário ao aprimoramento do aprendizado, capaz de formar cidadãos e direcioná-los às faculdades. Vocês iniciam hoje mais uma jornada do Programa focado nas nossas crianças. Acreditem no potencial do seu trabalho e a importância que ele representa no contexto social da educação várzea-grandense e mais que isso, o peso que essa atenção especial dispensada hoje terá no futuro", incentivou o vice-prefeito.

Com carga horária de 80 horas, a capacitação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa acontecerá neste ano as sextas e sábados, com previsão de que seja oficialmente encerrada dia 18 de dezembro, explicou a coordenadora do PNAIC em Várzea Grande, professora Ednéia Domingas de Miranda.

"Estamos em uma nova fase, mas que segue voltada aos professores dos três primeiros anos do ensino fundamental. Isso se refletirá nas salas de aulas, é muito importante. A Universidade Federal é responsável pela formação dos orientadores de estudos, capacitando-os para que promovam os cursos aos professores alfabetizadores".

A coordenadora ainda salientou que a educação de Várzea Grande tem feito reuniões e outras ações integradas no sentido de melhorar a qualidade do ensino no Município. "O engajamento dos colegas é compromisso renovado com a formação de mais uma turma de professores para atuar no Programa".

Conforme a superintendente pedagógica da Secretaria de Educação, Gonçalina Auxiliadora Rondon, o fato de Várzea Grande já estar no terceiro ano do Programa  significa uma vitória decorrente de trabalho responsável e em equipe do Município. “E é importante destacar o grande apoio que a prefeita Lucimar Sacre de Campos tem direcionado para a boa condução desse trabalho em 2015. Nosso foco é ensinar com responsabilidade. Precisamos, em primeiro lugar, olhar para aquela criança que depende da nossa atenção. Somos os condutores da aprendizagem, e assim temos que ‘acordar’ para a realidade. Vamos ser soldados neste propósito. Quando temos o conhecimento, tudo fica mais fácil", afirmou.

Após a exibição de um vídeo explicativo sobre o Programa, a professora e mestra Ludemila Izabel Silva da Mata ministrou palestra com o tema “Alfabetizar com qualidade, este é o nosso compromisso”. Ela frisou que o educador é uma das peças fundamentais para um futuro melhor do país, motivo pelo qual todos devem se dedicar a fundo à tarefa de promover uma educação destacada. “Ensinar é uma arte que devemos cultuar diariamente. Reside em nossas crianças a esperança de um futuro promissor no Brasil. Devemos investir nelas", concluiu.

Também prestigiaram o evento a subsecretária de Educação de Várzea Grande, Viviane de Souza Nascimento, a superintendente de Gestão da Secretaria Municipal de Educação, Maria José de Paula Lima, além de professores da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (responsáveis pela formação dos orientadores) e profissionais da rede de ensino público municipal em geral.

A abertura da aula inaugural contou com a apresentação do ‘Coral Canto e Encanto’, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Salvelina Ferreira da Silva. As crianças interpretaram ‘Trem das 11’ e outras canções sob regência do maestro Wilson Braz





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6222/visualizar/