Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 11 de Setembro de 2015 às 09:17
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A prefeita Lucimar Sacre de Campos designou seu secretariado ontem (10) à noite para uma reunião comunitária na Escola Municipal Nadir de Oliveira, com o objetivo de ouvir e atender os moradores atingidos pelo vendaval que assolou grande parte do município varzeagrandense, na tarde do último dia 7, segunda-feira. O Jardim Glória I e II foram um dos núcleos comunitários mais afetados pelas chuvas e estragos que se alastraram pelos bairros adjacentes, e também no Vila Arthur.

A reunião contou com as participações de representantes da Associação de Moradores do Jardim Glória, com o Corpo de Bombeiros de Várzea Grande, Guarda Municipal e Defesa Civil local e superintendentes das áreas de Habitação e Assistência Social. A secretária de Assistência Social, Kathe Martins, representando a prefeita Lucimar Sacre de Campos, abriu a reunião priorizando a palavra dos moradores. Eles detalharam as perdas registradas decorrentes do vendaval e reivindicaram auxílio da prefeitura na recuperação dos estragos.

"Sei que perdemos muito, foi um horror tudo aquilo. Porém, aconteceu "de ordem" da natureza. A atenção da prefeita está nítida com a presença de seus secretários hoje aqui, que estão vendo o que realmente aconteceu conosco. É importante estar perto de quem resolve.", disse dona Maria José Maciel.

Para a moradora Mariele Aparecida, que está gestante, seu desespero é por conta de ter perdido casa e todos os pertences ali acondicionados. "Moro hoje de favor na casa da minha sogra”. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, Adilson Arruda instruiu Mariele para procurar a Superintendência de Habitação para checar a situação do seu cadastro no Programa Minha Casa, Minha Vida. Ela informou que se cadastrou em 2013. "Vamos averiguar seus dados amanhã. Nosso desejo é de que todos tenham moradia própria".  

A superintendente de Habitação, Asla Campos, instruiu os moradores para que compareçam à Habitação ou ao CRAS do Jardim Glória para efetuar cadastros com o intuito de relacionar as perdas sofridas com o vendaval do dia 7. "Daí será possível termos um diagnóstico preciso da necessidade de cada morador", observou.

O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes informou que disponibilizará caminhões nos bairros atingidos para a retirada de galhos e entulhos. Já o secretário de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Moraes adiantou que sua secretaria tem realizado vistoria minuciosa para levantar a realidade potencial dos estragos causados pelo vendaval, e isso inclui também os prédios próprios da Prefeitura (escolas e outros órgãos) e o município inteiro. "Muita coisa desabou em Várzea Grande, e infelizmente essa região do Jardim Glória também foi bastante castigada pela forte ventania. Vamos ouvir, anotar, e providenciar aquilo que for do nosso alcance. O máximo possível será feito em prol das comunidades atingidas, é a determinação da prefeita Lucimar Campos", concluiu.

A secretária de Assistência Social, Kathe Martins explicou que o atendimento prestado pela Pasta que administra é de caráter emergencial, focado em evitar riscos à integridade física/psicológica dos cidadãos. "De forma mais abrangente, vamos agora ver a situação de cada família atingida, e providenciar as necessidades mais urgentes".

Conforme o presidente do Jardim Glória, Antônio José de Oliveira, o socorro que for concedido pela Prefeitura chega num momento de desespero coletivo. "Muita gente dessa região perdeu o pouco que tinha, seja casa, móveis, eletrodomésticos, mas graças à Deus não houve registros de vítimas. O mais importante é que esta reunião sinaliza a vontade da Prefeitura em estender apoio imediato às comunidades prejudicadas pela tempestade, mesmo porque, o fato de a prefeita Lucimar Campos ter convocado seus secretários para nos auxiliarem já deixa claro que o Poder Público tem preocupação conosco, não nos abandonou e quer ajudar".

O major Danilo Cavalcante, do 2º Batalhão de Bombeiros de Várzea Grande, relatou que o trabalho da corporação tem sido intensivo também no Jardim Glória e comunidades próximas para a retirada de árvores em locais de risco. "Isso trouxe danos à sociedade inteira, mobilizou diversas instituições públicas e privadas para socorrer pessoas. O Corpo de Bombeiros é um dos aliados e permanece firme para auxiliar a população". 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6273/visualizar/