Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Sexta - 11 de Setembro de 2015 às 08:32
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A delegação de atletas do projeto Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania conquistou 100 medalhas e o título de Campeã Nacional Geral nas modalidades por equipes e individuais, no II Campeonato Nacional da categoria (CKTB/WTKF), realizado entre os dias 04 a 06.

O campeonato aconteceu no Centro de Convenções do hotel Fiesta Bahia, em Salvador (BA), e reuniu mais de 400 atletas que puderam demonstrar suas técnicas e performances nas diversas modalidades e categorias, representando suas associações, clubes e estados.

Das 100 medalhas conquistadas, 60 foram de ouro, 15 de prata, 18 de bronze e sete medalhas de quarto lugar. Os atletas de Cuiabá são crianças e adolescentes que fazem parte do projeto Karatê-Dô Tradicional e recebem aulas gratuitas duas vezes por semana nas unidades de assistência social do município e na sede da Associação Centro América de Karatê Shotokan.

De acordo o presidente da associação Shotokan, José Humberto de Souza, a delegação representou o Estado com louvor, já que ficou mais de mil pontos à frente do segundo colocado no ranking. “Foi uma campanha imbatível. Apenas um dos 38 atletas que representaram a Shotokan não se classificou, mas recebeu medalha de participação”, afirma.

Ainda segundo Humberto, a alegria da delegação não está apenas na conquista das medalhas, mas na realização de um sonho para muitos atletas que, pela primeira vez, puderam usufruir de uma estrutura de um hotel de luxo, conhecer as praias e a cidade. Além disso, o campeonato nacional serviu de classificação para Campeonato Pan-Americano, que será realizado em novembro.

“Os atletas que conquistaram individualmente a primeira, segunda e terceira colocações, bem como as equipes campeãs, foram automaticamente convocados a representar o Brasil. E a inclusão social desses atletas, a melhoria de caráter e conduta, e a recompensa em viajar, se hospedar dignamente, conhecer o mar, praias e outras atrações só nos trazem alegria e certeza de dever cumprido", comenta.

Para o diretor-técnico da Shotokan e também atleta, sensei Rodrigo Lúcio de Souza, o trabalho em equipe foi o segredo do sucesso.  “Todos se envolveram durante todo o processo e o sucesso veio em decorrência disso. Pais, responsáveis, atletas, professores, colaboradores, árbitros, técnicos, delegados e dirigentes abraçaram a causa e contribuíram de alguma forma. Somos muito gratos e o sucesso é de nós todos”, agradece.

De acordo com secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, é muito gratificante perceber que o projeto criado para promover a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade tem trazido frutos tão importantes para o esporte.

“Tenho certeza de que todos estão felizes pela vitória, não só pelas medalhas, mas pela vitória pessoal de cada uma das crianças que nos representaram. Sair daqui da condição que eles vivem, da realidade social que presenciam todos os dias e conseguir superar tudo isso e ainda se sagrar vencedores, eu me sinto realizado”, afirma.

 Atualmente, o projeto Karatê-Dô Tradicional atende a aproximadamente 1,2 mil crianças e adolescentes, que também contam com atendimento gratuito de médicos, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas.

“Essa experiência ficará registrada na memória desses atletas e fará certamente com que eles vejam a importância da continuidade da prática do esporte e incorporem a disciplina e a seriedade para conseguir o sucesso”, finaliza.

O Campeonato  foi realizado pela Federação Baiana de Karatê-Dô Tradicional (FBKT) e promovido pela Confederação de Karatê-De Tradicional Brasileira (CKTB), filiada à Wold Traditional Karate Federation  (WTKF).

Além da Secretaria de Assistência Social, o Criança Esperança, Fundação Banco do Brasil, Secretaria Municipal de Assistência Social de Cuiabá, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Agro Amazônia, Mon Bijou, Secretaria de Esportes de Sorriso, entre outras entidades e amigos; Stamp, Luciula Calçados, Flamboyan calçados e confecções, Lar Maria de Lurdes, Prado e Suzuki, Rei dos grelhados Peixaria, Clínica Angel também apoiam o projeto.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6277/visualizar/