Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quinta - 10 de Setembro de 2015 às 10:33
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Após 25 anos de fundação, comemorados hoje (10),  o campus da  Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Sinop precisa urgentemente de ampliação e reparos na sua estrutura física.  Esta  foi a tônica de uma reunião realizada na tarde de ontem com o secretário Chefe da Casa Civil, Paulo Taques, promovido pelo deputado estadual Dilmar DalBosco (DEM) e que contou com a presença das universitárias Juliana Carolina Crucccitti e Elaíse Gabriel, representantes do corpo discente da instituição.

De acordo com as universitárias, durante visita a Sinop, no mês de junho, foi entregue ao governador Pedro Taques (PSDB) um orçamento no valor de R$ 400 mil para a construção de laboratórios e reforma da unidade.

A execução da obra,  que incluirá drenagem fluvial, será feita pelos alunos da instituição, através da Empresa Jr. de Engenharia Civil e Elétrica.

"O projeto de reforma foi feito pelos alunos, que também serão os executores da obra. Desta forma, os custos caem pela metade, o que é bom para o Estado e também para os nós,  já que é uma ótima oportunidade para colocarmos em prática tudo o que é oferecido nas salas de aula", defendeu Juliana. 

Encantado com a proposta apresentada pelos estudantes, o secretário chefe da Casa Civil comprometeu-se em reunir, ainda esta semana,  com a secretaria de Estado de Ciências, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Luzia Trovo, e com o secretário de Fazenda, Paulo Brustolin, para agilizar a  liberação desses valores. 

"Trata-se de uma iniciativa louvável dos estudantes da Unemat em Sinop e que pode e deve ser ampliado para todos os campis, já que é um ótimo exemplo a ser seguido. Vocês podem sair daqui certos do meu empenho e do governador Pedro Taques para reforma daquela unidade de ensino", exaltou o gestor.

O pré-projeto, composto por memoriais descritivo e quantitativo e planilhas de custo, é fruto do trabalho dos estagiários da Empresa Jr. de Engenharia Civil, Alexandre Daniel Seben, Eduardo Schoffen, Eric Milani Soares, Heytor Donizetti Pereira Alves, Louysse Emy Konno Piton, Lucas Rafael Pereira e Matheus dos Santos Gauvão de Araújo, com o auxílio do Diretor de Projetos, Thales Tati Gonçalves Vicente, e coordenação do professor Julio César Beltrame Benatti, e contempla a reforma do telhado do Anfiteatro, ampliação do laboratório de solos, manutenção e reparo de piso, reparo estrutural do telhado de salas de aula, drenagem pluvial, pintura externa entre outros.

Dilmar DalBosco ressaltou a importância da obra, lembrando que a ampliação das graduações  foram feitas sem nenhuma adequação técnica ou humana, e que as  cursos como o de engenharia elétrica estão formando apenas alunos teóricos, devido a inexistência de laboratórios para aulas práticas.

O parlamentar pontuou ainda que desde dua implantação en 1990, o campus de Sinop colaborou para a expansão do município, colocando no mercado de trabalho milhares de profissionais capacitados e   trazendo um ensino superior de qualidade para uma população que muitas vezes tinha que se deslocar milhares de quilômetros para poder cursar uma faculdade.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6300/visualizar/