Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRONEGÓCIO
Quarta - 09 de Setembro de 2015 às 10:05
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reconheceu Mato Grosso como livre de Peste Suína Clássica. Este ano, a administração estadual cumpriu a única exigência que faltava para alcançar o status no país, que foi a instalação de barreiras sanitárias fixas nas fronteiras para evitar a entrada de animais contaminados. O trabalho foi realizado junto com a Associação dos Criadores de Suínos e o Fundo Emergencial de Saúde Animal.

O próximo passo será buscar o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal para que o Estado possa vender carne suína ao mercado internacional. Mato Grosso é o quinto maior produtor de suínos do Brasil, com mais de dois milhões de cabeças, sendo que 1,6 milhões estão em granjas comerciais. Atualmente, 413 granjas comerciais são cadastradas no Indea.

A previsão é de que o Ministério apresente à Organização Mundial de Saúde Animal, ainda este mês, um relatório completo que será analisado por um grupo de especialistas na doença, selecionado pela organização mundial. Uma vez aprovado, o documento passa pelo crivo da Comissão Científica da Organização. O resultado deve ser divulgado durante a Assembleia Mundial que acontece todos os anos no mês de maio.

O certificado internacional de livre de peste suína representa para Mato Grosso a abertura de novos mercados para comercialização do produto.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6321/visualizar/