Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Terça - 08 de Setembro de 2015 às 14:19
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Gestores escolares e professores da rede pública de ensino devem ficar atentos ao prazo final para a inscrição ou finalização de inscrição para a Iniciativa Educadores do Brasil. Tanto para o prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação (MEC), quanto para o ‘Gestão Escolar’, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a data limite é dia 14 de setembro.

Os dois prêmios foram unificados neste ano, porém continuam com premiações distintas. Enquanto o ‘Professores do Brasil’ tem o objetivo de premiar o professor que se destaca, com mérito, na melhoria da qualidade do ensino, o ‘Gestão Escolar’ estimula o reconhecimento das boas práticas de gestão nas escolas públicas de educação básica.

Para a coordenadora da Iniciativa em Mato Grosso, Eliza Maria Pinto, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) essa é uma oportunidade de divulgação e incentivo às boas práticas dos educadores no seu cotidiano e que constroem uma educação de qualidade. “Os prêmios também representam a possibilidade de aprimorar os processos de festar e a promoção de ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias”, pontua.

Ela destaca que se as escolas e os educadores tiverem alguma dúvida quanto ao preenchimento e finalização das inscrições devem procurar o comitê local composto pela Seduc-MT e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT).

Segundo Eliza, Mato Grosso vem se destacando no número de inscritos no prêmio Gestão. O estado está em quarto lugar no ranking das escolas públicas inscritas, com 454 unidades. Já no Professores do Brasil, são 137 educadores inscritos até o momento, ocupando o 12º lugar entre os estados brasileiros, além do Distrito Federal. Os dados são deste sábado (05.09) e foram retirados dos relatórios quantitativos da iniciativa.

Na última edição do prêmio Gestão Escolar, em 2013, Mato Grosso ganhou reconhecimento nacional por meio da Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, em Juara. A unidade escolar recebeu o título “Referência Brasil” pelo aperfeiçoamento constante dos professores e projetos criativos que acabaram com a evasão escolar.

Categorias e premiação

Para a categoria de professores, os candidatos deverão produzir um relato de sua experiência inovadora com os alunos, destacando o objetivo do trabalho; como foi desenvolvido e os resultados obtidos. O relatório pode contemplar registros fotográficos, vídeos de atividades realizadas em sala de aula, estatísticas que apontem melhorias nos indicadores educacionais ou ainda matérias publicadas em jornais, revistas e internet.

Já para a categoria de gestores, os interessados deverão construir um plano de ação com toda a comunidade escolar, através de um instrumento de autoavaliação dos processos de gestão e um roteiro para o planejamento do relatório, disponíveis no ato da inscrição. Os educadores contemplados com os melhores trabalhos receberão uma premiação em dinheiro, além de gratificações simbólicas, de acordo com as categorias especificadas no regulamento do Educadores do Brasil.

As inscrições devem ser realizadas pelo site www.educadoresdobrasil.org.br. E informações podem ser obtidas por meio do telefone (65) 3613-6419 ou pelo e-mail eliza.pinto@seduc.mt.gov.br 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6345/visualizar/