Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TURISMO
Sexta - 04 de Setembro de 2015 às 11:25
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 As secretarias de Meio Ambiente (Sema) e de Desenvolvimento Econômico (Sedec) firmaram um compromisso de estudar melhorias para o turismo de Jaciara. O município, a 144 km de Cuiabá, é um dos pontos turísticos mais procurados por quem está em busca de aventura e lazer em Mato Grosso. Rodeado por cachoeiras, corredeiras e grutas, há mais de 20 anos a cidade oferece várias atividades radicais como rafting, rapel, canoagem e trilha.

A parceria surgiu de uma demanda dos empresários que promovem atividades de aventura em Jaciara. Alguns pontos turísticos da cidade, como a Cachoeira da Fumaça, estão localizados em áreas privadas, o que dificulta o acesso dos turistas.

Para Paula Santin, que coordena uma empresa em Jaciara há cinco anos, é preciso parceria com o órgão ambiental para que as ações sejam planejadas e gerem menos impacto ao meio ambiente. Nesse ponto, seguir alguns procedimentos, entre eles o licenciamento ambiental disponibilizado pela Sema, é fundamental. “Precisamos de orientação para realizar esse projeto”, afirmou.

Conforme o secretário-adjunto de Licenciamento Ambiental da Sema, André Luis Torres, é preciso regularizar as atividades, a alimentação e a segurança para que o acesso a essas cachoeiras cooperem com a preservação ambiental. “A Sema vai orientar as outras secretarias a fazer um projeto de licenciamento que evolua de um simples acesso à cachoeira para uma atividade mais inovadora, como criar um complexo turístico”. Segundo André a expectativa é de que o licenciamento fique pronto dentro de um ano.

Este trabalho também está sendo articulado entre instituições, prefeituras e empresas de atividades de aventura da região de Jaciara. O secretário-adjunto de Empreendedorismo e Investimento da Sedec, Leopoldo Rodrigues de Mendonça, garantiu que vai buscar linhas de financiamento para esse trabalho, já que isso contribui para o fomento ao turismo e à economia local. “A natureza foi muito boa com o município, que tem grande potencial turístico. Mas devemos fazer isso dentro da legalidade, com respeito ao meio ambiente”. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6381/visualizar/