Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
QUEIMADAS
Sexta - 21 de Agosto de 2015 às 16:24
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A fim de iniciar às ações de prevenção, coordenação, mobilização e combate as queimadas em terrenos urbanos e incêndios florestais em Barra do Garças, o Ministério Público Estadual em parceria com Governo do Estado, Secretaria de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros Militar e IV Comando regional, se uniram em prol de um Plano de Ação conjunto que tem como objetivo principal criar ações que possam diminuir o número de queimadas na região, principalmente em período proibitivo.

No que diz respeito a incêndios florestais, o acordo visa incrementar os recursos humanos e materiais e buscar soluções práticas e eficazes em casos de grandes ocorrências. Caberá ao Corpo de Bombeiros da região, entre outras ações, coordenar estratégias de prevenção e combate em incêndios no Parque Estadual da Serra Azul.

De acordo com o promotor de Justiça Marcos Brant Gambier Costa, para atender a demanda tanto na área urbana como na zona rural, além de pessoal e material próprio, os bombeiros irão contar com o apoio dos parceiros que irão ceder brigadistas,veículos adaptados para o transporte de água e de pessoal, caminhões pipa, abafadores, além de material para campanha de educação ambiental.

Já o Ministério Público, além de fiscalizar, irá também destinar recursos de compensações pecuniárias para instituições visando aquisição de equipamentos e custeio. Será de responsabilidade do Centro Integrado de Defesa Aérea (Cindacta) auxiliar os órgãos envolvidos no monitoramento dos focos de incêndio, bem como realizar aceiros para garantir a segurança dos equipamentos que integram a unidade.

A Prefeitura Municipal ficou responsável em promover recursos emergenciais com aquisição de materiais conforme disponibilidade orçamentária além de intensificar as notificações de terrenos sujos e aplicação de multas,no que diz respeito a região do Parque Serra Azul caberá ao município a manutenção das estradas mediante prévia aprovação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Estão envolvidos nesta ação : Ministério Público Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Meio Ambiente,Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal, Exército Brasileiro, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Força Aérea Brasileira, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e ONG – Amigos dos Animais  




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6693/visualizar/