Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 21 de Agosto de 2015 às 15:23
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Os 20 alunos do Curso de Direção Defensiva oferecido pela Escola Pública de Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) concluíram as atividades na tarde desta quinta-feira (20), no auditório da autarquia, em Cuiabá. A última atividade foi uma aula no simulador de veículo automotor, em que experimentaram a sensação de dirigir alcoolizados.

De acordo com a educadora do Detran-MT, Rosane Pölzl, este encerramento do curso permite a sensibilização e a compreensão de que álcool e direção não combinam. “Tudo aquilo que acrescenta visualmente e que traz uma prática, como o aprendizado em sala de aula e no simulador, leva o condutor a uma reflexão mais adequada para que decida encarar o trânsito com responsabilidade e atenção redobrada”, diz.

Desde segunda-feira (17) os alunos receberam instruções sobre a importância da direção defensiva, das atitudes seguras no trânsito, além de orientações para aprimorar técnicas de direção veicular, contribuindo na redução de acidentes. Ao todo foram 16horas-aula, ministradas no período vespertino.

Luiz Carlos Romero, auxiliar administrativo e motorista, diz que o curso de direção defensiva tem muito a acrescentar não só para quem trabalha no dia a dia como motorista, mas para todo condutor. “Nós que trabalhamos no trânsito passamos por muitas situações difíceis. As orientações que recebemos nos ajudaram a entender a importância dos equipamentos de segurança e o modo como reagir em situações de risco, pois temos que prever situações no trânsito para evitar acidentes”, diz.

O motorista de ônibus, Francisco Gomes, possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) há alguns anos e recomendou o curso para todos os condutores, pois, segundo ele, o aprendizado deve ser constante. “Mesmo quem é habilitado há muito tempo e tem experiência deve aproveitar a oportunidade de fazer uma atualização. Precisamos de conhecimento, quanto mais aprendemos melhor vamos trabalhar no trânsito e adotar um comportamento diferente. Relembrei alguns conhecimentos e obtive novos e agora é só colocar em prática”, diz.

O próximo curso está agendado para o município de Alta Floresta no mês de setembro. De acordo com o gerente da Escola Pública de Trânsito, Ederson Carlini, as inscrições para o curso estão abertas permanentemente e podem ser feitas por empresas ou condutores que devem procurar a secretaria da Escola Pública de Trânsito para realizar sua inscrição e assim que as turmas forem fechadas os inscritos serão convocados. O contato com a secretaria poder ser feito através do e-mail coor.educ@detran.mt.gov.br ou pelo telefone(65) 3615-4803.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6698/visualizar/