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CIDADE
Sexta - 21 de Agosto de 2015 às 09:37
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

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 Com objetivo de padronizar os processos operacionais dos agentes de trânsito, os “Amarelinhos”, e trazer mais fluidez ao trânsito da capital, a Prefeitura de Cuiabá,  está realizando o primeiro curso de capacitação “Processo Operacional Padrão”. O treinamento teve início na terça-feira (18), com o módulo “Emocional e Psicológico” e pretende atualizar todas as normas e condutas dos agentes, além de trabalhar os padrões de comportamentos.

“A capacitação foi elaborada mediante a necessidade de padronizarmos a postura dos nossos agentes; trabalhar os posicionamentos deles quanto o contato com os usuários, auxiliando nas tomadas de decisões em situações de tensão no dia a dia”, explicou o supervisor de educação para o trânsito, Marcus Garé.

O curso foi dividido em cinco módulos, que abrangem pontos como procedimentos de fiscalização, operações semafóricas, contextualizações das leis de trânsito e preparo emocional e psicológico. Os agentes foram divididos em oito turmas de acordo com os horários de suas atividades. “Nos preocupamos em trabalhar a rotatividade das aulas, garantindo a assistência aos nossos usuários para manter a  fluidez do trânsito”, disse Garé.  

O supervisor também destacou a oportunidade que o curso traz para os agentes expressarem suas dificuldades e experiências vividas no desenvolvimento de suas atividades. “Esses encontros promovem a troca de conhecimento entre eles, e isso ajuda no crescimento profissional. Visto que na maioria das vezes, não há tempo para troca de informações no decorrer dos turnos”, pontuou ele.

Um dos agentes, Allan Enoré, comentou a importância da realização do curso para a categoria. “Precisamos desse preparo. A atualização ocasiona sempre uma nova visão para as atividades atribuídas a nós. O curso resgata muitas informações que esquecemos no decorrer dos dias; representa uma reciclagem aos nossos manuais”, disse o agente.

Além da padronização dos procedimentos, a capacitação tem a finalidade de desmistificar a imagem dos agentes perante os usuários quanto à orientação de que são treinados somente para multar.

“Uma vez que treinamos nossos agentes, principalmente na maneira de conduzir conflitos, eles conseguirão desmistificar essa imagem de que são orientados somente para multar. Todo o processo visa que a sociedade entenda que os agentes estão trabalhando a seu favor, tanto com as orientações, quanto na melhoria da qualidade de vida no trânsito. Assim, todos terão seus direitos resguardados”, finalizou Jadyr Lima de Moraes, coordenador de Ações para o Trânsito e Transporte.

A Secretaria tem o projeto de realizar este curso pelo menos duas vezes ao ano.  





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