Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 20 de Agosto de 2015 às 16:19
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A 2ª Companhia Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar realizou, nesta quinta-feira (20), uma simulação de combate a incêndio de emergência aeronáutica, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. A simulação é requisito prático para a Formação Técnica de 28 Bombeiros de Aeródromo. Ao longo do dia, outras três queimas foram realizadas. 

Participaram da simulação cerca de 50 funcionários, entre alunos e bombeiros. O local onde aconteceram as queimas é denominado "maracanã". Foram utilizados quatro mil litros de óleo diesel, 600 litros de gasolina e 30 mil litros de água durante o simulado. "É um combate diferenciado. É a oportunidade de aprimorar a técnica”, contou um dos alunos, o soldado BM Abner kalan Veiga.

Segundo o comandante regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel BM Roberval Alexandre de Barros, a fase teórica foi cumprida e os alunos precisavam realizar a parte prática. "Essa simulação permite ao aluno ter conhecimento de como ele deverá agir em um dia que for solicitado para atender esse tipo de ocorrência".

O comandante da 2º Companhia Contra Incêndio, tenente BM Fernando Rodrigues Neto, lembrou que a premissa do atendimento do bombeiro é salvar vidas. Em casos de incêndio de aeronave o procedimento a se fazer é resfriar a fuselagem e, posteriormente, abrir corredor entre o fogo para resgatar as vítimas. "Em casos de incêndio o bombeiro precisa abrir uma via de fuga, um corredor para acessar as vítimas. Primeiro resgata as vítimas e depois partimos para apagar o incêndio".

A chefe da equipe dos formandos do curso de Bombeiros de Aeródromo, tenente Marielle Paula Voltarelli, acrescentou que a simulação é um treino voltado à realidade, para que os erros não aconteçam.

Na avaliação do representante a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), bombeiro Geferson Gilberto, a atividade foi proveitosa e aconteceu dentro do esperado. Também estiverem presentes no simulado os 300 alunos a soldados do Corpo de Bombeiros que estão em formação na academia.

A 2ª Companhia Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar tem um efetivo de 42 bombeiros aeródromo. Na sexta-feira (21), às 9h30, na sede da Infraero, será realizada a formatura de conclusão do curso. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6723/visualizar/