Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 20 de Agosto de 2015 às 09:20
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A nova sede da Delegacia Especializada de Entorpecentes (DRE), da Polícia Judiciária Civil, será inaugurada nesta quinta-feira, 20 de agosto, às 16h30. A unidade instalada em uma casa com amplo espaço para atender a demanda da Delegacia, com área para estacionamento e apreensões, está localizada na Rua Havana, nº 215, bairro Jardim das Américas, Região Leste de Cuiabá.
 


A Delegacia de Entorpecentes foi reativada no dia 19 de dezembro de 2008 e passou a funcionar em um prédio no bairro Bandeirantes, em frente ao Morro da Luz. O espaço ficou pequeno para a demanda da Delegacia e ela foi transferida, em julho de 2015, para o novo endereço.
 


Nos primeiros seis meses de 2015, a DRE superou quase todo o ano de 2014 na instauração de inquéritos policiais, com incremento de cerca  200 novas investigações. Até junho eram 431 inquéritos contra 559 em todo 2014. Pela Delegacia foram presos, no semestre, 63 traficantes, sendo 21 autuados em flagrante com drogas e 42 por mandados de prisão.
 


A unidade recebeu dos plantões de Cuiabá e Várzea Grande, procedimentos de prisão em flagrante de 463  pessoas detidas por tráfico drogas. Neste ano, até junho, foram registradas 986 ocorrências de tráfico de drogas na região metropolitana.
 


As apreensões de entorpecentes também dobraram no primeiro semestre de 2015, comparado ao ano de 2014. No Estado de Mato Grosso, somente no seis meses,  foram apreendidas mais de 4 toneladas de entorpecentes. 
A quantia é 12% maior que o total apreendido durante todo o ano de 2014, quando a Secretaria de Segurança totalizou 3,6 toneladas. 
 


As apreensões são oriundas de investigações da Delegacia de Entorpecentes,  delegacias do interior do Estado, ações da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal e troca de informações entre as instituições, sobretudo, com a Polícia Federal.
 


De acordo com o delegado titular da DRE, Juliano da Silva Carvalho, não houve aumento do tráfico de drogas. O que cresceu foram as apreensões de drogas, fruto da integração das instituições dentro da nova política de Segurança Pública e mudança de metodologia de trabalho da Polícia Civil e demais órgãos repressores. "Tivemos um incremento do efetivo nos locais certos, com a análises de inteligência nas regiões do tráfico e com isso conseguimos identificar novos autores e rotas. Fortalecemos pontos estratégico e estamos mais próximo da Polícia Federal na troca de informações", destacou o delegado.
 


A DRE trabalha com um efetivo de 4 delegados, sendo o titular o delegado Juliano Silva de Carvalho, os adjuntos Anamaria Machado Costa,  Luiz Henrique Damasceno, Cley Celestino Batista;  8 escrivães de polícia e 22 investigadores.



A Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes tem atribuição estadual.
 


Desativação
 


Em 2006, a Delegacia de Entorpecentes foi desativada, passando a repressão a ser realizadas pelos Centros Integrados de Segurança e Cidadania, os antigos CISC. Em 2008, a Segurança Pública entendeu que era necessário centralizar as informações sobre o tráfico de drogas, proporcionando eficiência e maior eficácia nas investigações, e reativou a DRE.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6748/visualizar/