Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TRÂNSITO
Quarta - 19 de Agosto de 2015 às 16:07
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Mato Grosso é o segundo Estado onde mais se prende motoristas embriagados e o quarto no número de mortos no trânsito. Para fugir destas posições negativas foi lançada no Colégio Liceu Cuiabano, em Cuiabá, a segunda etapa do projeto Trânsito Consciente – Operação Lei Seca Mato Grosso.

A operação será executada de forma integrada pelo Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Polícia Rodoviária Federal e outros órgãos ligados à segurança pública, e contará com o apoio importante da iniciativa privada, como seguradoras, bares, restaurantes e taxistas, que vão promover ações ressaltando os perigos de se dirigir sob os efeitos do álcool.

Os números mostram que os resultados da primeira etapa do projeto Operação Lei Seca, lançado em fevereiro do ano passado, não surtiram efeito, embora as ações tenham sido eminentemente repressivas. Por isso, a partir de agora o foco será mudar o comportamento dos motoristas por meio da educação. E o tema desta etapa é bem apropriado: "Educação, responsabilidade social e preservação da vida".

“Não basta prender pessoas, temos que dar um passo além, mudar a cultura. Vocês é que mudam a cultura, mudança que começa dentro do lar”, disse o presidente do Detran, Rogers Jarbas, se dirigindo aos alunos de quatro escolas estaduais que lotaram o auditório do Colégio Liceu Cuiabano.

Comprar a ideia

O coordenador da Operação Lei Seca no Rio de Janeiro, major PM Marcelo Rocha, veio ao Estado para participar do lançamento e para relatar as experiências bem-sucedidas em seu Estado e que serviram de exemplo para Mato Grosso.  “O Rio encontrou um caminho, mas cada Estado deve buscar o seu. A sociedade tem que comprar esta ideia e multiplicar. Também estou aqui aprendendo com estas experiências de Mato Grosso e com os exemplos de cada Estado”, disse o Major Marcelo Rocha.

Ao lado de autoridades como o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro (que representou o governador Pedro Taques), o superintendente da Polícia Rodovia Federal em Mato Grosso, inspetor Kellen Arthur Nogueira, trouxe dados que justificam mudança na estratégia. Somente neste primeiro semestre, 470 pessoas foram presas por dirigir embriagadas e 1.300 motoristas foram autuados em 51 mil testes realizados pelo etilômetro (conhecido como bafômetro).

Só neste fim de semana, oito pessoas foram presas na região Norte por dirigirem embriagadas. “Isto é preocupante e demonstra ainda a falta de consciência dos motoristas. Nesta segunda etapa vamos trazer a sociedade para a discussão, principalmente os jovens, para que percebam os riscos e qual é o valor da vida”, disse o superintendente da PRF.

Em mensagem dirigida especialmente aos estudantes, o vice-governador Carlos Fávaro disse que o governo precisa da participação da sociedade e dos jovens. “Mesmo com a repressão, e a repressão e fiscalização devem continuar com todo o rigor, não conseguimos melhorar nosso quadro. Por isso, o mais importante é a conscientização, com a união dos órgãos oficiais e a iniciativa privada. Vamos fazer de Mato Grosso exemplo para o Brasil e o mundo. Sejam agentes multiplicadores desta mensagem, vocês tem o poder do convencimento”, enfatizou o vice-governador.

Suporte necessário

O secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, que participou do lançamento da campanha, disse que os agentes de Trânsito da Semob estarão dando o suporte necessário nas abordagens e também em várias ações por meio da Coordenadoria de Educação para o Transito, com palestras nas escolas, levando a mensagem principalmente para as crianças.

“O objetivo da campanha sempre foi à mudança de comportamento. Nunca foi a prisão, que se ocorre, é consequência, e não causa. A ideia é fortalecer o projeto, aprimorar as ações de educação e envolver a sociedade civil organizada para que engaje conosco e assuma definitivamente esse compromisso com a vida”, conclamou Thiago França.

Também estão engajados na campanha a Polícia Militar, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, Secretaria de Segurança Pública, Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso, sindicatos das seguradoras e corretores, Comitê Municipal pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito.

Os transportadores de passageiros também darão sua contribuição por meio da Associação Mato-grossense de Taxistas, do Sindicato dos Taxistas de Cuiabá (circulam pela Capital 604 táxis) e dos empresários do transporte coletivo. A mensagem estampada nos adesivos que serão afixados nos veículos diz “Amigo não deixa amigo beber e dirigir. Chame um táxi ou leve-o para casa!”.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6759/visualizar/