Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 19 de Agosto de 2015 às 09:20
Por: Gazeta Digital

    Imprimir


 Os estudantes da Universidade de Cuiabá (Unic) e do Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon) estão preocupados com a possibilidade de não conseguir fazer o aditamento semestral do contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Segundo eles, o aditamento foi aberto no último dia 13 pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), mas até o momento as instituições não liberaram para os estudantes. O prazo para aderir ao Fies termina no dia 31 de outubro.

O aditamento semestral é um dever do estudante para manter o financiamento, mas é iniciado pela própria instituição de ensino, conforme esclareceu a assessoria do FNDE. "Em ambiente de simulação no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) não foram identificados problemas operacionais quanto à solicitação de aditamentos por parte da Universidade de Cuiabá (Unic). Por isso, não sabemos qual o motivo da instituição não ter aberto o aditamento para os seus alunos", destacou.

Para o aluno João Silva, cursando o terceiro semestre de Arquitetura e Urbanismo, a preocupação é não conseguir fazer o aditamento e não ter como arcar com a mensalidade do curso. "Nos últimos anos a abertura para os alunos aditarem os contratos se dava normalmente no começo de julho e esse ano o prazo iniciou quase na metade de agosto, ou seja estão atrasados".

Esta situação vem tirando o sono da estudante do segundo semestre do curso de Gastronomia, Laura Cristina de Sousa, 31 anos. “Como o Fies deu tanto problema ano passado, a gente fica preocupada. Estou no primeiro ano e nunca passei por esse aditamento. Vou procurar os responsáveis da universidade para me inteirar sobre esse assunto e garantir que meu contrato esteja regular”.

Outro lado

A assessoria de imprensa do Grupo Kroton Educacional, que administra a Unic e a Unirondon, informou que as instituições estão fazendo uma revisão no sistema para que o aditamento do Fies ocorra normalmente. "O processo deve ser finalizado até o final desta semana, quando os alunos conseguirão efetuar a renovação de seus contratos até o dia 31 de outubro, novo prazo definido pelo FNDE".





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6783/visualizar/