Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ACIDENTE
Segunda - 17 de Agosto de 2015 às 05:40
Por: Redação TA c/ assessoria

    Imprimir


O número de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas, atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), aumentou aproximadamente 4,9% nos seis primeiros meses de 2015 em relação ao mesmo período de 2014. De janeiro a junho deste ano, o Samu registrou 3.252 acidentes com motocicleta, contra 3.093 casos no ano passado. Os acidentes com motociclistas lideram os atendimentos realizados pelas unidades.

Os atendimentos também aumentaram nos casos de acidentes automobilísticos, com 607 este ano e 565 em 2014. Em contrapartida, os registros de atropelamento tiveram queda. De janeiro a junho de 2015 foram 307 ocorrências, aproximadamente 12% a menos que no ano passado, quando foram registradas 349 ocorrências.

Na estatística de 2015, constatou-se também que os homens lideram as ocorrências. Foram 6.492 casos contra 4.465 envolvendo mulheres, uma diferença de 2.027 registros, número 31% maior. Em relação a faixa etária, independente de gênero, as pessoas entre 21 e 30 anos lideram a lista com 2.511 casos, seguidos pela faixa etária de 31 a 40 anos, com 2.020.

Também foram registrados 4.568 casos de atendimentos clínicos emergenciais nestes seis primeiros meses, em situações como queda, mal súbito, desmaio, dentre outros.

O diretor do Samu, coronel do Corpo de Bombeiro Vicente Manoel de Deus Neto, alerta para o número de ocorrências especificas de trânsito e que dirigir com segurança requer mais do que pura aptidão para operar um veiculo motorizado, requer a adoção de uma atitude preventiva e conduta segura. “A grande maioria dos acidentes de trânsito pode ser evitada com uma simples mudança no comportamento de risco dos usuários da via pública, seja ele condutor de um veículo, um ciclista, motociclista ou pedestre”, frisou.

Investimentos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, vem realizando uma série de demandas necessárias junto ao Samu. Dentre elas estão: às obras da nova central de regulação; a ampliação da central operacional; a reforma do centro de material esterilizado; e a aquisição de novos veículos junto ao Ministério da Saúde. Também estão em andamento procedimentos na área interna como a gestão de controle na manutenção dos veículos de urgência e emergência, a sistematização da assepsia dos veículos, criação de rotinas e protocolos para atendimento pré-hospitalar e até o final do ano será realizada uma capacitação com todos os profissionais envolvidos.

Também se encontra no Ministério da Saúde o processo de credenciamento para o Samu atender nos municípios de Sinop, Cáceres e Barra do Garças. “Estamos trabalhando para garantir um atendimento de qualidade a população e, com isso, a segurança da nossa equipe. Estamos acompanhando de perto o processo de credenciamentos dos novos municípios. Quem ganha com isso é a população”, destaca coronel Vicente.

Atualmente, o Samu atende a região metropolitana de Cuiabá com 10 ambulâncias, sendo: oito em Cuiabá/Várzea Grande, uma em Poconé e uma na cidade de Chapada dos Guimarães, que realizam em média 2.400 atendimentos por mês. Cuiabá é responsável ainda pela regulação dos atendimentos nos municípios de Aripuanã, Brasnorte, Colniza, Cotriguaçu, Juína e Juara.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6858/visualizar/