Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 28 de Julho de 2015 às 14:05
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


A prefeitura de Várzea Grande vai ceder servidores e estagiários ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, com o objetivo de ampliar o atendimento no cadastro biométrico dos eleitores, que está sendo realizado de forma ordinária no município. A parceria foi firmada em reunião realizada entre a prefeita Lucimar Campos, a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Helena Póvoas, e o corregedor regional eleitoral, desembargador Luiz Ferreira da Silva.

“Tenho certeza que esta parceria será bem-sucedida. Nós já temos os equipamentos, mas para atender mais eleitores precisamos de um reforço na área de recursos humanos”, disse a desembargadora Maria Helena Póvoas.

A prefeita Lucimar Campos demonstrou interesse em atender à solicitação da Justiça Eleitoral. “Temos condições sim de auxiliar o TRE nesta tarefa, até porque isso implica em melhorar o atendimento aos cidadãos de Várzea Grande. Desde já deixamos o nosso secretário de governo, Juarez Pizza, à disposição da Justiça Eleitoral para as tratativas quanto a essa parceria”, disse a prefeita.

Também participaram da reunião o ex-senador Jaime Campos, o secretário de governo da prefeitura, Juarez Pizza, o diretor geral do TRE-MT, Felipe Biato, o servidor da Corregedoria Eleitoral, Kelsen Magalhães, e a procuradora do município, Sadora Xavier.

Dados da biometria em Várzea Grande

A Justiça Eleitoral deu início à biometria em Várzea Grande, no atendimento ordinário, no dia 2 de fevereiro deste ano. O município conta com 180.227 eleitores, dos quais 6.956 já fizeram o cadastro biométrico.

Nesta fase da biometria em Várzea Grande estão sendo atendidos os eleitores que se apresentam espontaneamente ao cartório eleitoral, seja para confeccionar o primeiro título, seja para mudança de endereço ou outros serviços.

A segunda fase se dará após as eleições de 2016, quando será realizada a revisão do eleitorado, com a obrigatoriedade do comparecimento de todos os eleitores, menos os que já fizeram o cadastro biométrico.

Parceria vai aumentar guichês de atendimento

Para evitar filas, o atendimento ordinário acontece por meio de agendamento. Os eleitores interessados podem solicitar o agendamento pelo Portal do TRE-MT (www.tre-mt.jus.br) ou pelo telefone 0800-647-8191 (Ouvidoria Eleitoral).

Contudo, já há eleitores agendados até para o mês de novembro (estes serão atendidos no cartório eleitoral do Cristo Rei). A equipe da Ouvidoria Eleitoral já agendou 160 eleitores para agosto, 168 para setembro, 168 para outubro e 29 para novembro.

O objetivo do TRE-MT é ampliar a capacidade de atendimento para reduzir o tempo de espera entre a dia em que se realiza o agendamento e a data do efetivo atendimento ao eleitor. A Justiça Eleitoral já possui os equipamentos necessários para a coleta das dez digitais, fotografia da face e assinatura eletrônica dos eleitores. Porém, o déficit de servidores, aliado ao fato de que a biometria também será realizada em outros municípios, impede a ampliação de guichês de atendimento. As parcerias com as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, para fornecimento de mão-de-obra, visam suprir essa carência.  Os servidores cedidos pelas prefeituras serão capacitados pelos servidores do TRE-MT.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7226/visualizar/