Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 24 de Julho de 2015 às 16:15
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Comunidade Salesiana, especialmente a Paróquia e o Colégio São Gonçalo, estará comemorando o Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco durante todo o mês de agosto. A programação da celebração se estenderá do dia 1º ao dia 31 de agosto, sendo que o ponto alto das festividades ocorrerá no dia 16 (domingo), com a realização de Missa Solene, às 19 horas. “Trata-se de um grande acontecimento para  a Família Salesiana e para todo o Movimento Salesiano, que está desde 2011 trabalhando e se preparando para essa data”, comentou o Paróco Orozimbo de Paula Jr.

Com o tema: “Dom Bosco com os Jovens e pelos Jovens”, a celebração dos 200 anos de Dom Bosco tem como público-alvo jovens, família salesiana, movimento salesiano, leigos, comunidade e a sociedade mato-grossense.

As celebrações entorno do Bicentenário de Dom Bosco envolvem diversas iniciativas como seminários, conferências, espetáculos musicais e teatrais, entrega de medalha, sessões solenes, caminhadas, missas e etc. Em Cuiabá, as comemorações foram divididas em 18 eventos que acontecerão ao longo do mês de agosto.

O Padre Orozimbo destacou que os eventos estão direcionados a vários segmentos da sociedade, contudo, há um interesse maior na participação da juventude mato-grossense, por ser ela o tema do Bicentenário. Para tanto, destaca-se a realização do Projeto Dai-me Almas, que será desenvolvido com os socieducandos do Pomeri, apresentação da Flauta Mágica e de Bandas e Fanfarras das Escolas Estaduais de Cuiabá, Dom Bosco Jovens com mostras culturais da Juventude Salesiana e a Caminhada da juventude com os alunos do Colégio São Gonçalo e outras escolas. 

Das comemorações dos 200 anos de Nascimento de Dom Bosco, destaca-se o evento de Abertura, no dia 1º de agosto; os sábados festivos; a entrega de medalha do Bicentenário; as sessões solenes na Câmara de Cuiabá e na Assembleia Legsilativa e Dom Bosco nas ruas de Cuiabá. “Estamos preparando uma grande festa e, com certeza, o Bicentenário de Dom Bosco será um marco para a comunidade cristã de Mato Grosso”, destacou o Pe. Orozimbo.

Dom Bosco

Foi fundador dos Salesianos e é conhecido como Pai e Mestre da Juventude, como lhe chamou o Papa São João Paulo II. Foi graças à sua missão evangelizadora que religiosos foram enviados para terras distantes na América do Sul, para aí iniciarem obras semelhantes as da Itália, o que culminou com a chegada dos primeiros salesianos em Cuiabá, na Paróquia São Gonçalo, no Porto, em 18 de junho de 1894. Hoje os Salesianos são mais de 15 mil, estão em 132 países, nos 5 continentes e têm quase 2 mil comunidades. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7275/visualizar/