Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 24 de Julho de 2015 às 15:12
Por: Diario de Cuiabá

    Imprimir


 “A dor e a doença não tem hora para chegar, eu tive crise de rins e fui prontamente atendida.É muito bom poder contar com um lugar de atendimento em tempo integral”. Foi o que falou a dona Rosangela Maria sobre a volta do funcionamento da Policlínica do Planalto durante as 24 horas do dia. A aposentada mora na região há mais de 20 anos e conta que assim como ela, muitos têm dificuldades de locomoção e por isso uma unidade próxima com atendimento 24 horas,é importante.

Desde quinta-feira (23), a Policlínica do Planalto retomou o funcionamento 24 horas por dia. Na primeira noite foram realizados 31 atendimentos clínicos e 5 pediátricos.  

A diretora da Atenção Secundária, Simone Balena comenta que a unidade tem capacidade de atender cerca de 80 pessoas no período noturno, mas que neste primeiro momento já se esperava um movimento mais tranquilo.“Nestes primeiros dias o atendimento vai ser mais ‘tímido’ porém aos poucos a procura vai aumentando e conforme for à necessidade, podemos até ampliar o número de servidores”, afirmou a diretora.

A Policlínica do Planalto voltou a atender 24 horas por dia após as reivindicações de lideranças de bairros da região leste da capital. Eles estiveram reunidos com o secretário de Governo e Comunicação, Kleber Lima, que levou as solicitações ao secretário de Saúde, Ary Soares Junior.

Para Roberto Lenzi, presidente da Associação de Moradores do Planalto, a medida era necessária, pois a região leste é grande, populosa (cerca de 200 mil habitantes) e a UPA  da Morada do  não estava dando conta de atender sozinha a grande demanda. “Os moradores estão muito contentes com a medida e  não podemos deixar de reconhecer o apoio do secretário Kleber Lima, que veio nos ouvir e também do Ary Junior que atendeu nossos pedidos”, disse o presidente.

O local estava atendendo das 07h às 19h. Isso aconteceu após a abertura da Upa Morada do Ouro, localizada na mesma região.  

Na época a gestão considerou desnecessário manter duas unidades próximas funcionando em tempo integral.  

“Naquele momento fazia sentido a policlínica deixar de atender por 24 horas para fazermos as adequações. Porém diante da demanda da região fizemos a reestruturação da policlínica para voltar o atendimento nas 24 horas”, afirmou Ary Soares Junior, secretário de Saúde de Cuiabá.

Para readequar o atendimento foi composta uma equipe de 200 pessoas divididas em escalas para que a unidade mantenha as portas abertas 24 horas por dia.

O secretário explica que a intenção é oferecer atendimento de qualidade à população e desafogar a Upa Morada do Ouro.

“Com a policlínica funcionando 24 horas por dia, certamente vai reduzir o fluxo de encaminhamentos da UPA. Com isso reduziremos a carga de atendimentos naquela unidade de saúde”, aponta o secretário.

O presidente do bairro São Carlos, Juvenal Ferreira, elogiou os gestores municipais por terem respondido os clamores da população em um curto prazo.

“Quando o prefeito Mauro Mendes diz que a colheita está começando, eu concordo, porque realmente este é um começo e podemos perceber as mudanças acontecendo”, afirmou Juvenal.

Atendimento:

Cuiabá conta com 5 Policlínicas (Planalto, Coxipó, Verdão, Pascoal Ramos e Pedra 90), cada unidade tem capacidade de atender em média de 250 pessoas por dia. A do bairro Pedra 90 é um pouco menor e atende aproximadamente 150 usuários diariamente.

Todas as unidades contam com box de emergência, mas somente a UPA Morada do Ouro tem sala vermelha equipada para atender aos casos de pacientes em estado grave. Na UPA são atendidos diariamente cerca de 370 pessoas.

A Policlínica do Planalto assim como as demais unidades também vai contar com uma equipe de policiais que ficarão de plantão no local, para garantir a segurança dos usuários e servidores. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7280/visualizar/