Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 24 de Julho de 2015 às 14:35
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Cerca de 600 pessoas, entre adultos e crianças, estão recebendo qualificação profissional, por meio do projeto ‘Aprender e Transformar’. O projeto é uma iniciativa da rede de varejo de móveis e eletrodomésticos Casas Bahia em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande. Os cursos gratuitos de empregabilidade, internet e empreendedorismo têm capacitado diversas pessoas do Grande Cristo Rei que receberão certificados de conclusão da capacitação. Os cursos iniciaram dia 6 de julho e encerra neste próximo sábado (25).  

De acordo com a secretária de Assistência Social, Kathe Maria Martins, proporcionar qualificação técnica profissional às pessoas que buscam o profissionalismo é dar a elas a oportunidade de aperfeiçoar suas habilidades e buscar destaque no mercado de trabalho.   Conforme a coordenadora de Atenção Básica da Assistência Social, Vanessa Cáceres Navarro, além da qualificação voltada especificamente para a função que deseja exercer, o aluno também receberá formação sócio-profissional básica, diferencial que engloba as disciplinas de ética, empreendedorismo, cidadania, relações de trabalho, entre outros.

O aluno do curso de informática, Vinícius Juliane de Paiva, 15 anos, disse que é o primeiro curso que está fazendo e que acredita que será um divisor de águas para ingressar logo no mercado de trabalho. “Gosto muito de informática e de descobrir novas tecnologias. Essa oportunidade está sendo rica e estou aprendendo sem ter que desembolsar nada financeiramente. Já estou desenvolvendo aplicativos para celular e muito envolvido com a área da informática, agora com o curso”.  

“O aprendizado adquirido aqui vai me ajudar no ingresso no mercado de trabalho, pois estou aprendendo sobre ética profissional, posturas, habilidades e dicas para o primeiro emprego. As aulas são interessantes e com bastante conteúdo. Estou aproveitando ao máximo e servirá como base para meu sucesso profissional na busca do primeiro emprego”, disse a estudante de Direito, Elizaine de Campos, que está cursando empregabilidade.

Conforme o coordenador do projeto ‘Aprender e Transformar’, Marcelo Espírito Santo, houve uma procura expressiva de várzea-grandenses para participar da qualificação profissional. Os cursos de inclusão digital e empreendedorismo foram os que mais tiveram pessoas inscritas. “Os participantes têm mostrado muito interesse no projeto e perspectiva para o futuro saindo daqui já um técnico profissional. O curso que teve mais procura foi o de informática, 85% das vagas foram preenchidas. Para o projeto ser implantado em Várzea Grande foram observados os critérios de demanda populacional, indicadores socioeconômicos, além da logística.  

Segundo o professor de informática, Kleber da Silva, os alunos estão interessados e envolvidos no curso com aproveitamento de 100%. Na metodologia estão as vertentes de desenvolvimento de aplicativos, nova tecnologia e multimídia. “Com esta bagagem de conhecimento os alunos podem desenvolver software, sendo ponto inicial para trabalhar na plataforma da tecnologia da informação. A demanda no mercado para este profissional é grande”.

No curso de empregabilidade, os alunos estão recebendo informações e orientações que auxiliam na preparação para entrevistas e oportunidades no mercado de trabalho, além de noções de auxiliar administrativo, técnicas de vendas, preparação para o 1º emprego e saúde financeira. Essas noções vão contribuir na busca do emprego devidamente capacitado para o mercado de trabalho. Já para os alunos do curso de empreendedorismo, a metodologia aplicada é dar ferramentas que contribuam para abertura do próprio negócio. O curso de informática coloca no mercado profissionais aptos às inovações tecnológicas.    Cada curso segue sua carga horária e é ministrado de segunda a sábado, das 9 às 18 horas, no bairro Cristo Rei, ao lado da Biblioteca Municipal, com stand próprio. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7283/visualizar/