Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 22 de Julho de 2015 às 15:24
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Sete municípios da região noroeste de Mato Grosso vão receber o curso de descentralização da gestão ambiental entre os dias 03 e 07 de agosto. A proposta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) é capacitar o corpo técnico das prefeituras e secretarias municipais de Meio Ambiente para atender a Lei Complementar nº 140/2011, do governo federal, que trata da descentralização dos serviços de licenciamento, fiscalização e monitoramento das atividades ambientais.

O projeto recebe apoio do programa MT Sustentável, com recursos previstos pelo Fundo da Amazônia de aproximadamente R$ 60 mil, com contrapartida do Estado na diária de funcionários, locação de veículos e combustível. O objetivo é fortalecer a gestão ambiental por meio da desconcentração e a descentralização das atividades da Sema no bioma Amazônia. Cada participante receberá certificado ao final do curso.

As aulas serão ministradas das 7h30 às 17h30, na Câmara Municipal de Cotriguaçu (a 950 km de Cuiabá), Rua Sete de setembro, n° 151. Nesta etapa, participam do curso os municípios de Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juína, Juruena e Nova Monte Verde, sendo que cada cidade tem direito a seis vagas. As inscrições são gratuitas e encerram no dia 31 de julho, por isso é preciso estar atento para garantir a vaga. É possível fazer a inscrição online, basta preencher o formulário que está disponível no site da Sema e encaminhar por e-mail.

Conforme a superintendente de Educação Ambiental, Vânia Montalvão, esse é o terceiro curso realizado desde o início do ano, no primeiro deles, em fevereiro, nove municípios que compõem o Consórcio Médio Araguaia mais os municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Jaciara, Poxoréo e Brasnorte receberam capacitação na própria sede da Sema, em Cuiabá.

Já no mês de maio, o órgão ambiental ministrou o curso para 40 técnicos de nove municípios da região de Juara (a 708 km de Cuiabá). “Até o final do ano nós temos mais dois cursos previstos no nosso cronograma, a ideia é realmente dar condições para que os municípios assumam essas atividades, o que facilitará a vida do cidadão, já que os serviços estarão disponíveis na própria região e também desafogarão a Sema que hoje concentra tudo”, explicou a superintendente.

Serviço:

Acesse a ficha de inscrição no site da Sema, preencha e envie para o e-mail: cea@sema.mt.gov.br. Por ter o número de participantes limitado, é necessário confirmação de presença para o curso.
Outras informações: (65) 8448-9651/84598697 (Coordenação de Educação Ambiental da Sema) ou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cotriguaçu (66) 8438-7937.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7337/visualizar/