Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 21 de Julho de 2015 às 15:53
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Ministradas com o intuito de esclarecer as pessoas da terceira idade quanto aos seus direitos, as palestras “Defensoria para o Idosos” têm revelado um descontentamento da categoria a respeito do transporte público municipal. Reclamação unânime nas quatro palestras já proferidas pela Defensora Pública que atua na Coordenadoria de Ações Comunitárias, Silvia Maria Ferreira, o desrespeito de condutores, bem como de usuários do transporte com idosos será relatado aos responsáveis por meio de oficio para que sejam tomadas as devidas providências.

Na palestra realizada nesta segunda-feira (20), no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) Aideê Pereira do Nascimento, localizado no Bairro Novo Horizonte, Maria Durce, de 68 anos, foi uma das que relatou as dificuldades que passa para pegar ônibus na Capital.

“Às vezes eu vou chegando perto do ônibus e eu nem faço gesto para ele parar porque os motoristas não gostam de parar para idosos. Mas agora eu vou andar com uma caneta e anotar a placa de todos os ônibus que fizerem isso e não só comigo, com todo mundo”, declarou Maria.

Conforme a Defensora, outra reclamação que tomou conta das palestras diz respeito ao horário de funcionamento dos Centros de Convivência, que estão abrindo apenas por meio período. “Ao conhecerem seus direitos, eles passam a cobrar e nosso papel é tomar providências para minimizar estas questões”.

Para a Coordenadora do CCI, Antônia Fernandes, essas palestras são de fundamental importância. “Eles desconhecem seus direitos. Por mais que a gente distribua a cartilha com o estatuto idoso, muitos deles não sabem ler, dificuldade suprida com estes esclarecimentos da Defensoria. É importante não apenas para eles, mas para nós gestores também, para sabermos como auxiliá-los, orientá-los sobre seus direitos”.

Dentre os tópicos abordados na palestra estavam esclarecimentos sobre a própria atuação do Defensor Público, bem como leis que tratam dos direitos dos idosos, transporte público gratuito, prioridade em atendimento, acesso ao trabalho, direito à moradia, atenção integral à saúde, violência contra o idoso e planos de saúde. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7366/visualizar/