Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EMPREGO
Segunda - 20 de Julho de 2015 às 13:12
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O programa Emprega Rede, lançado pelo Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), foi destacado pelo presidente do Conselho Estadual do Trabalho (CRT), Paulo Bresser, durante a reunião ordinária do Conselho Temático de Relações do Trabalho. Bresser defendeu a importância do programa para a erradicação da extrema pobreza por meio da inclusão produtiva.

“Esta é a primeira vez que o Estado traz, de fato, uma solução para a falta de mão de obra qualificada. Este tipo de ação beneficia toda a cadeia produtiva, inclusive as pessoas em vulnerabilidade social, que não têm acesso a estas qualificações por outros meios”, disse Bresser durante o encontro.

Na ocasião, o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, falou das funcionalidades do Emprega Rede, lembrando que todas as qualificações levam em consideração as necessidades de cada região do estado. “Buscamos com este programa dinamizar e nos aproximar mais da realidade de mercado e da demanda que este vem ofertando. E produzir o que nós chamamos de um sistema público de trabalho decente, que dialoga fortemente com a realidade do mundo do trabalho”, explicou.

Dentre as novidades do programa está o sistema distributivo de formação e o atendimento psicossocial, encaminhando o trabalhador para as vagas compatíveis com a sua qualificação e objetivo de vida. “O Emprega Rede realiza ações articuladas com o Sistema Nacional de Emprego (Sine), que terá a unidade estadual remodelada, ações integradas de cidadania, rede socioassistencial e articulação com entidades privadas”, acrescentou Arruda.

Outro ponto destacado foi a diminuição da rotatividade de trabalhadores e a permanência deles nos postos de trabalho. “Temos dados que comprovam que as empresas que conseguem selecionar, capacitar e incluir dentro da sua unidade possuem uma taxa de rotatividade de funcionários muito menor. Então nós, como gestores públicos, estamos trazendo esta solução para as empresas de menor porte com esta assistência”, concluiu o secretário.

O Programa

O Emprega Rede é primeiro programa de inclusão produtiva em rede do país. Criado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), ele institui uma política pública integrada e voltada para inclusão socioprodutiva da população em situação de risco e vulnerabilidade social.

Desde o lançamento do programa, todo cidadão que estiver em busca de emprego poderá acessar os serviços do Sine por meio da rede socioassistencial (CRAS e CREAS), das delegacias de polícia, do Programa Ação Integrada, dentre outros órgãos e entidades da sociedade organizada.

No Sine, o trabalhador terá atendimento psicossocial, acesso a cursos de qualificação e encaminhamento para vagas de emprego. Para tanto, o Governo do Estado contará com a parceria da iniciativa privada. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7409/visualizar/