Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 16 de Julho de 2015 às 08:11
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Os colegiados do Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) e do Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) realizam, no dia 23 de julho, o Seminário Nacional de Desenvolvimento. O objetivo é chamar a sociedade civil, instituições e poderes públicos, empresariado, organizações sociais e todos interessados no tema para discutir as oito iniciativas estabelecidas na Cúpula do Milênio, realizada em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com o Secretário Executivo do Núcleo da ODM estadual, Abílio Camilo Fernandes Neto, durante a cúpula ficaram definidas as ações para melhorar as condições sociais e ambientais da humanidade e tornar o mundo melhor e mais justo até 2015. “É importante ressaltar que, neste dia, será de extrema importância a participação de todos para darmos continuidade a este importante processo”, frisou.

Na reta final da organização do encontro, o colegiado da ODM debateu os últimos detalhes da execução do evento. “Nós estamos bem próximos da Conferência Nacional da ONU, que será realizada em setembro, em Nova York. O Brasil é referência nas ações de desenvolvimento. Por este motivo, é importante foco nos objetivos determinados”, ponderou.

Durante o evento, o secretário adjunto do Movimento Cidadão e Solidariedade, Odilon Faccio, vai palestrar sobre os avanços conseguidos pelo país. “Nós somos o único lugar do mundo onde conseguimos trabalhar em consórcio com o governo, sociedade e empresários para a melhoria do desenvolvimento e este ponto tem que ser destacado”, disse, lembrando ainda que as mudanças nos objetivos do milênio também serão apresentadas durante o evento.

Objetivos do Milênio - Tais iniciativas ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), uma plataforma de desenvolvimento humanista apoiada por líderes de todas as nações do sistema ONU. O Brasil foi referenciado pela ONU como exemplo a ser seguido em função do bom desempenho alcançado em relação ao cumprimento das Metas do Milênio.

No entanto, mesmo que na média os dados nacionais estejam positivos, eles escondem índices insatisfatórios, sobretudo nas periferias das cidades e nas áreas rurais. Mato Grosso não se difere do panorama nacional. Diante disso, a ONU propôs a implantação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nas regiões mais remotas e nos municípios onde a cidadania não se fortalece. Durante o Seminário Nacional, serão criadas novas iniciativas para os ODS. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7484/visualizar/