Com a greve no INSS, ao menos seis mil pessoas deixaram de ser atendidas no estado e a maioria se refere a beneficios como aposentadoria, salario maternidade e auxilio doença
6 mil pessoas deixam de ser atendidas em Mato Grosso com a greve no INSS
De acordo com o INSS, o segurado que estiver com o atendimento agendado, mas que foi interrompido por conta da greve, terá nova data remarcada pela própria agência e poderá ser confirmada pelo telefone 135. O Ministério da Previdência Social e o INSS disseram que estão abertos para negociar com a categoria.
Das 34 agências do INSS em Mato Grosso, 27 estão fechadas. Três delas são em Cuiabá e em Várzea Grande, região metropolitana da capital. Em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, o atendimento está funcionando em 50%.
Segundo a categoria a greve será por tempo indeterminado, aderindo ao movimento que acontece em todo o país. Cerca de 800 servidores estão com as atividades paralisadas em todo o estado reivindicando melhores condições de trabalho e reajuste salarial.
Os profissionais reclamam das condições precárias de trabalho como a lentidão dos sistemas operacionais e a estrutura fisica das agências do INSS que está defasada. A categoria cobra melhores salários, reajuste salarial médio de 27,9%, incorporação de gratificações, contratação de mais profissionais. Além disso pedem a realização de concurso público para suprir a demanda por profissionais e jornada de 30 horas semanais, sendo que fazem 40 horas.
Cerca de 26% dos servidores efetivos do INSS atualmente estão aptos a se aposentam, mas se recusam devido à perspectiva de terem perda de 50% de remuneração, conforme relatório do Tribunal de Contas da União (TCU). Desta forma, segundo o presidente do Sindprevs, muitos preferem continuar trabalhando mesmo sem condições fisicas.
Por meio na nota, a Previdência diz que está aberta à negociação com os grevistas. "O Ministério da Previdência Social e o INSS têm baseado sua relação com os servidores no respeito, no diálogo e na compreensão da importância do papel da categoria no reconhecimento dos direitos da clientela previdenciária e, por isso, mantém as portas abertas às suas entidades representativas para a construção de uma solução que contemple os interesses de todos."