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Comerciantes de Varzea Grande aprovam reparos em canteiros do VLT
O secretário de Estado das Cidades (Secid), Eduardo Chiletto, juntamente com o arquiteto Abílio Brunini, apresentou aos comerciantes de Várzea Grande a proposta de recuperação dos canteiros centrais do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O encontro, que foi realizado na ultima sexta (26), também contou com a presença de representantes da Associação Comercial e Industrial do município (Acivag) e do secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Bruno Gomes.
Além da apresentação do projeto, Chiletto também explicou sobre a situação atual das obras do modal de transporte. “Atualmente, o contrato referente às obras do VLT se encontra judicializado. O Estado aguarda uma definição para que as obras possam ser reiniciadas, porém enquanto não há uma definição da Justiça Federal, a determinação do governador Pedro Taques é de que os canteiros do VLT sejam recuperados. A população não pode ser prejudicada por uma obra que não foi conclusa no prazo correto”.
Em relação ao projeto idealizado para Várzea Grande, a avenida João Ponce de Arruda passará por intervenções distintas. As primeira e segunda etapas serão alvos de ações de paisagismo, com a colocação de grama e material conhecido como rachão. Chiletto também informou que toda a pista passará por serviço de recapeamento, assim como a recolocação dos blocos new jersey (gelo-baiano).
“A movimentação dos blocos de concreto influenciarão diretamente no tráfego de veículos, que passará a ter um fluxo melhor. É importante lembrar que a presença destes blocos junto às obras compreende legislação federal e por este motivo não podem ser removidos enquanto não há a finalização dos serviços”, explicou Chiletto.
Na região que compreende o terceiro trecho do projeto, próximo a entrada para o bairro Cristo Rei, receberá um retorno. A intenção é melhorar o tráfego para os motoristas e moradores que precisam acessar a localidade e também os comércios existentes na avenida. A última parte do projeto segue até o início da ponte Júlio Muller, que também passará por ações de paisagismo, com gramas e rachões, além da sinalização correta para acesso às vias laterais à avenida João Ponce de Arruda.
Para o secretário municipal Bruno Gomes, o encontro para apresentação do projeto era algo esperado por todos os comerciantes e também pela própria população. “É importante trabalharmos em conjunto com o governo estadual. Dessa forma vamos conseguir ainda mais melhorias para todos os munícipes”.
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande (CDL-Várzea Grande), David Pintor, as propostas apresentadas pela Secid serão repassadas para todos os comerciantes do município. O profissional ainda reforçou que as melhorias na avenida João Ponce de Arruda irão refletir diretamente no comércio local.
“A população vai se sentir mais segura e também confortável para acessar as lojas existentes neste espaço. Tenho certeza que todos estavam aguardando estas melhorias. É importante ver como o governo Pedro Taques está preocupado com todos”, informou Pintor.
Chiletto ainda informou aos participantes da reunião, que o governo está estudando formas de fazer com que o VLT seja um modal que esteja ligado com a cidade e seus moradores. “Este modal não pode ser simplesmente uma obra qualquer. Ele precisa ‘conversar’ com o município e com seus moradores. E é desta forma que o governo está trabalhando”.
Além da apresentação do projeto, Chiletto também explicou sobre a situação atual das obras do modal de transporte. “Atualmente, o contrato referente às obras do VLT se encontra judicializado. O Estado aguarda uma definição para que as obras possam ser reiniciadas, porém enquanto não há uma definição da Justiça Federal, a determinação do governador Pedro Taques é de que os canteiros do VLT sejam recuperados. A população não pode ser prejudicada por uma obra que não foi conclusa no prazo correto”.
Em relação ao projeto idealizado para Várzea Grande, a avenida João Ponce de Arruda passará por intervenções distintas. As primeira e segunda etapas serão alvos de ações de paisagismo, com a colocação de grama e material conhecido como rachão. Chiletto também informou que toda a pista passará por serviço de recapeamento, assim como a recolocação dos blocos new jersey (gelo-baiano).
“A movimentação dos blocos de concreto influenciarão diretamente no tráfego de veículos, que passará a ter um fluxo melhor. É importante lembrar que a presença destes blocos junto às obras compreende legislação federal e por este motivo não podem ser removidos enquanto não há a finalização dos serviços”, explicou Chiletto.
Na região que compreende o terceiro trecho do projeto, próximo a entrada para o bairro Cristo Rei, receberá um retorno. A intenção é melhorar o tráfego para os motoristas e moradores que precisam acessar a localidade e também os comércios existentes na avenida. A última parte do projeto segue até o início da ponte Júlio Muller, que também passará por ações de paisagismo, com gramas e rachões, além da sinalização correta para acesso às vias laterais à avenida João Ponce de Arruda.
Para o secretário municipal Bruno Gomes, o encontro para apresentação do projeto era algo esperado por todos os comerciantes e também pela própria população. “É importante trabalharmos em conjunto com o governo estadual. Dessa forma vamos conseguir ainda mais melhorias para todos os munícipes”.
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande (CDL-Várzea Grande), David Pintor, as propostas apresentadas pela Secid serão repassadas para todos os comerciantes do município. O profissional ainda reforçou que as melhorias na avenida João Ponce de Arruda irão refletir diretamente no comércio local.
“A população vai se sentir mais segura e também confortável para acessar as lojas existentes neste espaço. Tenho certeza que todos estavam aguardando estas melhorias. É importante ver como o governo Pedro Taques está preocupado com todos”, informou Pintor.
Chiletto ainda informou aos participantes da reunião, que o governo está estudando formas de fazer com que o VLT seja um modal que esteja ligado com a cidade e seus moradores. “Este modal não pode ser simplesmente uma obra qualquer. Ele precisa ‘conversar’ com o município e com seus moradores. E é desta forma que o governo está trabalhando”.
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