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CIDADE
Quarta - 24 de Junho de 2015 às 14:46
Por: Da Redação TA com Assessoria

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 O governo do Estado está aguardando autorização da Justiça Federal para iniciar os reparos nos corredores do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A solicitação foi feita pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e compreende ações de recapeamento e paisagismo nas avenidas Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça e FEB. As três vias são as que mais sofreram intervenções pelo Consórcio VLT, atual responsável pela obra. 

O trabalho, que está sendo coordenado pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT), será realizado em parceria com as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande. A estimativa é de que R$ 2,7 milhões sejam investidos, sendo R$ 1 milhão voltado às ações de paisagismo e R$ 1,7 milhões para intervenções de recapeamento e tapa-buraco. 

De acordo com o secretário Eduardo Chiletto, as interferências em Cuiabá e Várzea Grande foram determinadas pelo governador Pedro Taques. “Enquanto as obras do modal não são retomadas definitivamente, as intervenções são necessárias para melhorar o fluxo de veículos e o trânsito das pessoas nas três avenidas”. 

Chiletto explica que nesta quarta-feira (24.06) será realizada reunião com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL-Cuiabá). Durante o encontro será apresentado previamente o projeto já desenvolvido pela Secid. A intenção da pasta é ouvir os comerciantes, que há meses sofrem com as obras não finalizadas pelo Consórcio VLT. Na sexta-feira (26.06), a mesma reunião será realizada com membros do CDL-Várzea Grande. 

A proposta com as intervenções também será apresentada às secretarias de Mobilidade Urbana de Cuiabá e, de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande. O objetivo é que as pastas municipais trabalhem em parceria com o Estado junto ao projeto de recuperação dos canteiros do VLT. 

“A expectativa é formalizar parceria com os municípios de Cuiabá e Várzea Grande, sendo que estes ficariam responsáveis pela execução dos reparos. Já o Estado seria o encarregado por elaborar o projeto, fiscalizar e também liberar o recurso necessário para as obras”, reforça o titular da Secid-MT. 

Além dos materiais para as ações de recapeamento e paisagismo, o projeto também contempla a recolocação das barreiras new jersey, mais conhecidas como gelo-baiano. O objetivo e deixar as avenidas com espaço mais amplo para o trânsito dos veículos. “São ações necessárias para diminuir os transtornos que obra do VLT tem causado à população”.





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