Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 18 de Junho de 2015 às 09:53
Por: Diário de Cuiabá

    Imprimir


 As multas que foram aplicadas por excesso de velocidade no radar instalado no cruzamento da Avenida Isaac Póvoas com a Comandante Costa, em Cuiabá, poderão ser anuladas. Acontece que, até a última semana, não havia sinalização adequada referente à velocidade permitida no trecho em que há fiscalização, o que contraria a Legislação de Trânsito. O requerimento para a anulação foi feito pelo vereador Faissal Kalil. 

A ação requer que as multas que aconteceram antes da instalação da sinalização sejam anuladas. Há mais de um mês, cuiabanos estão sendo multados por excesso de velocidade naquele cruzamento sem que o número permitido fosse exposto aos motoristas, a não ser no próprio semáforo onde está instalado o radar. Na via, segundo Faissal, era vista apenas a informação de que “há monitoramento eletrônico”. 

Ontem, o Diário esteve na Isaac Póvoas e contabilizou que no trecho entre a Avenida Marechal Deodoro e Comandante Costa, havia ao menos três placas avisando que a velocidade limite é de 50 km/h. Por outro lado, observou que as placas estão com a aparência de nova, bem como de recém-fixadas, e é aí que entra o questionamento do vereador. "Eles colocaram a sinalização agora, mas as multas por excesso de velocidade estão sendo aplicadas há algum tempo”, lembrou. Multas por avanço de sinal vermelho também são aplicadas nesse semáforo. Acreditando na idoneidade e lisura com que a atual administração vem conduzindo seus trabalhos, requeremos a anulação das multas por excesso de velocidade-limite, produzidas pela fiscalização eletrônica sinalizada inadequadamente”, pontuou. 

O requerimento de anulação foi feito na sessão da semana passada, e deve ser encaminhado à Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), que fiscaliza o serviço. No entanto, o vereador ainda não recebeu nenhum posicionamento do município. 

Apesar disso, o vereador reconhece que os medidores de velocidade têm o objetivo de estimular o motorista a respeitar o sinal e evitar acidentes, mas lembra que já foi solicitado inúmeras vezes que a secretaria reforçasse a sinalização nos locais onde há radares. Além dessa sinalização, outras placas foram espalhadas pelo centro de Cuiabá. 

Na Avenida Getúlio Vergas, por exemplo, placas indicando a sinalização eletrônica foram fixadas nas calçadas. Quem passa pela localidade todos os dias percebe que foram colocadas recentemente. 

A reportagem entrou em contato com o secretário da Semob, Thiago França, mas não obteve retorno. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Cuiabá informou que ainda não foi repassada nenhuma informação sobre o requerimento. Sobre a instalação das sinalizações, foi dito que não há precisão de quando foram fixadas. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8006/visualizar/