Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Sexta - 12 de Junho de 2015 às 09:06
Por: G1

    Imprimir


 Creches e escolas públicas de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, suspenderam as aulas, ontem (11), por falta de alimentos para a merenda escolar e de transporte para os alunos da área rural. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público do município (Sintep), cerca de 6 unidades interromperam as atividades até a próxima semana e outras 6 também já planejam dispensar os alunos por conta da falta dos produtos.

Há quase um mês a Prefeitura Municipal suspendeu temporariamente os pagamentos aos fornecedores. A nova prefeita Lucimar Campos (DEM) determinou que fossem feitas revisões de todos os contratos e gastos com as empresas, com o objetivo de promover contingenciamento de despesa. Entre eles, o contrato com a empresa que oferece serviços para o transporte escolar, locação de veículos, caminhões, ônibus, micro-ônibus, vans e máquinas para a prefeitura, no valor de R$ 10,2 milhões e assinado em abril.

Sem o repasse financeiro, as empresas deixaram de realizar os serviços. Por meio de nota, a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Grande, informou que está adotando todas as medidas jurídicas e administrativas cabíveis a fim de sanar o problema no fornecimento da merenda escolar distribuída nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) e do transporte escolar.

A medida se faz necessária visando lisura e segurança para a atual gestão na execução desses processos, visto que existem dívidas da gestão anterior em vários contratos de prestação de serviços, consta trecho da nota.

Cotinhas

O presidente do Sintep, Gilmar Soares, conta que os professores têm realizado cotas nas escolas e creches para comprar alimentos. Os pais dos estudantes também estariam colaborando com diversos produtos para a alimentação dos filhos.

Em uma das escolas, os profissionais realizaram um festival do pastel com intuito de arrecadar dinheiro para a compra dos alimentos. Já em outras, a merenda conta com bolacha de sal ou apenas um chá.

A falta de água é outra situação enfrentada nas unidades escolares, conforme Soares. Temos muitos problemas de infraestrutura e em algumas escolas a caixa dágua está quebrada e não suporta mais segurar toda a água que chega. Os caminhões pipas não estão realizando o abastecimento nas unidades, o que acaba sendo necessário suspender as aulas, pontuou.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8083/visualizar/