Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 10 de Junho de 2015 às 09:30
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) recebeu os alunos do ensino médio da escola estadual Presidente Médici, para a visita guiada organizada pela Escola Judiciária Eleitoral. Os estudantes fazem parte do projeto Varal Filosófico: Política Para Não Ser Idiota, que visa estabelecer a consciência cidadã e contribuir na atividade política do país.

Os alunos assistiram à sessão plenária onde foram julgados três processos de prestação de contas de campanha eleitoral. Ao final da sessão, estudantes e membros do pleno protagonizaram um debate, momento em que os alunos esclareceram suas dúvidas sobre a Justiça Eleitoral. A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, elogiou o projeto e aprovou o nome do programa. “Política para não ser idiota, é um nome criativo, pois reforça que não adianta reclamar se não tomar uma contrapartida para mudar a situação política do país.”

Depois da sessão plenária, os jovens simularam uma eleição com candidatos de partidos que representam políticas públicas e votaram numa urna eletrônica. A apuração dos votos será feita na escola para saber qual partido foi eleito pelos estudantes. A importância do voto será repercutida em sala de aula, para estimular a participação política e democrática desses alunos. 

O Memorial da Justiça Eleitoral foi a última parada da visita guiada, na qual os jovens puderam aprender ainda mais sobre a história política do Brasil.

Idealizador do projeto “Varal Filosófico: Política Para Não Ser Idiota”, o professor Domingos Sávio relata que a visita ensinou temas que os alunos não conheciam, como o procedimento do julgamento das prestações de contas e o Memorial, que segundo ele, é a parte mais importante para conhecer todo o processo eleitoral de Mato Grosso.

“Era tão difícil ter o acesso ao voto, e hoje parece que ficou mais moderno e democrático. Isso colabora com o projeto, pois quando estão aprendendo sobre política, eles também estão fazendo política”, afirmou o professor Domingos Sávio.

Michelle Maxa, de 16 anos, cursa o 2º ano. Ela disse que aprendeu tudo sobre a história eleitoral e funcionamento  do TRE-MT, e prometeu divulgar a importância do papel da Justiça Eleitoral para a família. “Aprendemos que aqui é um órgão que é diferente das outras instituições, pois aplica uma justiça especializada que trata sobre direitos dos políticos e dos cidadãos”, enfatizou Maxa.

Depois de esclarecer suas dúvidas, Lucas Bastos, de 17 anos, concluiu que se as pessoas se interessassem mais pela política e pelas questões públicas, melhorariam a democracia e a cidadania. “Tinha muitas coisas que eu não sabia, como o  julgamento das prestações de contas, e isso me trará mais consciência na participação política do Brasil”,  descreveu.

Além dos alunos da escola, estiveram presentes na visita a professora Margarethe Mendes da Silva juntamente com o professor Domingos Sávio e os estudantes do curso de filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Conheça o Projeto

Varal Filosófico: “Política Para não Ser Idiota” foi implantado na escola Presidente Médici, a fim de sensibilizar os alunos para uma consciência cidadã, contribuindo para o comprometimento na atividade política.

Criado pelo professor Domingos Sávio, o projeto tem como parceria a professora de geografia, Margarethe Mendes da Silva, juntamente com os alunos de filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

O objetivo é atingir os alunos do 2º e 3º anos do ensino médio, para reunir informações sobre a política, suas distorções e manifestações, os descasos dos gestores públicos e do cidadão sobre o bem público.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8123/visualizar/