Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quarta - 03 de Junho de 2015 às 09:20
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O governador Pedro Taques visitou a Escola Estadual Tarsila do Amaral, em Colniza (1050 km ao Noroeste) e garantiu de que em 60 dias as salas de aula devem ganhar ar condicionado. O transformador para suportar a demanda de energia elétrica para uso dos equipamentos deve ser instalado no prazo de dois meses.

A Escola Estadual atende 570 alunos do ensino fundamental. O conforto térmico proporcionado pelas salas de aulas refrigeradas deve resultar numa melhor aprendizagem dos alunos, que ficam incomodados com o calor.

Taques assistiu a uma apresentação cultural na quadra coberta da escola, junto com o prefeito da cidade, Assis Raupp, e depois se reuniu com os professores no laboratório de informática.

Ele comentou com os professores sobre as dificuldades nas finanças do Estado e de que o Reajuste Geral Anual (RGA) pago anualmente no mês de maio teve que ser dividido em duas parcelas porque, caso contrário, havia o risco dos 96 mil funcionários públicos ficarem com os salários atrasados a partir de setembro ou outubro, além do Estado ficar impedido de convocar 1,2 mil policiais no mês de agosto.

“O servidor público não será prejudicado. A primeira parcela foi paga no mês de maio e a segunda será em novembro. Os servidores vão receber o retroativo de maio a outubro no salário de janeiro. Todos os acordos com as categorias foram honrados e vamos pagar os acordos firmados com os professores até 2023. Vocês não terão prejuízo de nenhum centavo. Peço a compreensão de vocês, mas estávamos no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) na receita corrente líquida em 49%”.

Questionado pelos professores sobre a realização do concurso público para o setor, ele disse que ainda não está garantido que o certame seja realizado neste ano devido às dificuldades de se aumentar a receita do Estado. Uma das saídas é o repasse do Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX) que deve ser transferido para Mato Grosso no segundo semestre deste ano.

Investimentos

O Governo de Mato Grosso também está construindo uma quadra poliesportiva, com arquibancada, na Escola Estadual Vinicius de Moraes, num investimento de R$ 873,4 mil. Também está em fase de estudos o projeto de reforma da Escola Bernardino Gomes da Luz, a mais antiga da cidade. A rede estadual atende cerca de 10% da população do município.

De acordo com os dados do IBGE, a cidade tem 32.230 habitantes, dos quais 3.087 são estudantes da rede pública estadual.

Além de climatizar a Escola Tarsila do Amaral, a Seduc pretende contemplar ainda a Escola Maria Miranda de Araújo com os aparelhos de ar condicionado dentro das salas de aula.              




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8186/visualizar/