Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
PECUÁRIA
Quinta - 28 de Maio de 2015 às 10:45
Por: G1

    Imprimir


 O serviço veterinário russo Rosselkhoznadzor divulgou em seu site nesta quarta-feira (27) a informação de que sete frigoríficos de carne bovina do Brasil foram embargadas após inspeção sanitária e suas exportações estão suspensas temporariamente. Dentre as unidades embargadas estão dois frigoríficos de carne bovina de Mato Grosso. As unidades de abate são a Mato Grosso Bovinos, de Várzea Grande, na região metropolitana da capital Cuiabá, e a Nortão Industrial de Alimentos, de Sinop, município a 503 km de Cuiabá.

Os embargos a essas unidades passam a valer a partir de 9 de junho e abrangem mais cinco plantas de abates de bovinos do país: duas da Marfrig em São Paulo; duas da JBS, sendo em Minas Gerais e Goiás, e uma do Frigorífico Silva no Rio Grande do Sul.

No site do serviço veterinário russo, outros três frigoríficos do país constam na lista de embargos temporários a partir do dia 2 de junho: o frigorífico JBS de Araputanga (MT); Frigol, de São Paulo, e Marfrig, de Mato Grosso do Sul.

Na opinião do presidente Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antonio Jorge Camardelli, as inspeções são um procedimento comum a partir do momento que um acordo sanitário entre os países é firmado. Ele explica que, após a comunicação do governo russo ao frigorífico, a unidade traça num plano de ação corretivas. “Quando isso encontra-se devidamente complementado, ele comunica o governo brasileiro que está tudo em ordem e o governo brasileiro comunica à Rússia de que as ações corretivas foram feitas e que está pronta a retornar”, diz.

Mas o embargo não preocupa o setor, de acordo com o presidente, já que quando um mercado se fecha temporariamente, as empresas passam a destinar seus produtos a mercados onde não há restrições para eles. “Dentro do processo de exportação que não vai interferir nem em volume e nem em receita, uma vez que os frigoríficos possuem capilaridade do processo. A capilaridade vai nos proporcionar manter as exportações em volume e receita a exemplo do que já ocorreu em outras restrições temporárias”, afirma.

Conforme posicionamento do Ministério da Agricultura (MAPA) divulgado no final da tarde desta quarta-feira, no total, foram 10 unidades brasileiras embargadas, entre elas as sete unidades de carne bovina e mais três suínas. O ministério informou ainda que a comunicação do embargo pela Rússia faz parte de um processo de rotina e bastante comum realizado pelo governo desse país em negociações sanitárias internacionais e que o mercado de exportação de carnes para o país está assegurado com a habilitação de diversos frigoríficos brasileiros.

O posicionamento destaca que mais de 60 unidades estão habilitadas a comercializar carnes bovina e suína com a Rússia. O Mapa informou que está solicitando informações detalhadas ao governo russo sobre a situação de cada um dos frigoríficos embargados, para tomar as providências necessárias para correção de cada caso e comunicação às autoridades russas.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8295/visualizar/