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RODOVIAS
Terça - 26 de Maio de 2015 às 13:25
Por: Gazeta Digital

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Projetos de duplicação da MT-010 e MT-251, que ligam Cuiabá a Nossa Senho-ra da Guia e a Chapada dos Guimarães, respectivamente, passam por revisão e devem ser retomados ainda este ano pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). As duas rodovias compõem o Complexo Viário Cuiabá/Norte, que deve custar aos cofres públicos cerca de R$ 500 milhões.

A informação é do secretário da pasta, Marcelo Duarte Monteiro, que trabalha ainda na liberação das licenças ambientais. “O investimento é alto e vamos contar com recursos de diversas fontes. Uma obra precisa conversar com a outra para garantir a eficiência”.

Além das MT-010 e MT-251, o Complexo Viário será composto por uma trincheira construída na “Estrada da Guia” e o Contorno Norte (Rodoanel). Monteiro destaca que os projetos precisam passar por análise para atualização do contexto urbano em que as vias encontram-se. “Queremos iniciar as obras quando os projetos estiverem readequados e com todas as questões sanadas, para não precisar parar os trabalhos no meio, como tem ocorrido ao longo dos anos no Estado”.

Em relação à rodovia que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, será duplicado o trecho que compreende da rotatória na saída da Capital até a Fundação Bradesco, onde inicia a pista já ampliada. A distância é de 3,6 quilômetros, inicialmente orçados em R$ 23.117.510,96.

Moradores que vivem nas imediações da rodovia acreditam que a duplicação terá um impacto positivo na vida de quem precisa passar pelo local, que atualmente não conta com segurança para pedestre e motoristas. Eliran Arcanjo de Souza, 44, relata que reside no Jardim Florianópolis e está cada dia mais difícil andar pela MT-251, que tem as laterais tomadas por mato, não conta com acostamento e muito menos com calçada. “Antes, eu até andava a pé. Agora pego ônibus porque é mais seguro e não quero me arriscar. Aqui todo dia tem acidente de tudo quanto é jeito”, comenta a mulher ao apontar a entrada do Atacadão.

Outro morador do Jardim Florianópolis, que não quis se identificar, também acredita que a duplicação trará benfeitorias para a população e motoristas. Destaca que a obra está parada há bastante tempo e lamenta a não continuidade. “Poderiam começar logo os trabalhos. Muito dinheiro já foi gasto aqui e pode ser aproveitado o serviço feito pela empreiteira”. A duplicação da Estrada da Guia também terá como ponto inicial a rotatória na saída de Cuiabá, chegando até a região de acesso à fábrica da Mica, localidade também conhecida como rota do cimento, totalizando 12 quilômetros.

Neste trecho o valor do contrato deve ser entorno de R$ 18,7 milhões. Antes de retomar as obras, o governo fará um trabalho de recuperação da pista, que está completamente danificada em alguns trechos. Assim como a MT-260, a rodovia não conta com calçadas e as laterais estão tomadas por mato.

 





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